X
X

Buscar

Secretaria de Saúde de Blumenau diz estar preparada para receber vacina para Covid-19

Cidade faz parte da Fecam que já está buscando a possibilidade de receber a Coronac

Blumenau vive o segundo pico de coronavírus, sendo este mês de novembro o com o maior número de casos confirmados desde o início da pandemia. De acordo com último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, o município possui 3.886 casos ativos e uma ocupação de 47% nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Sem uma cura comprovada e apenas com a prevenção como maior forma de tentar evitar ainda mais o aumento dos casos, a maior esperança da população são nas vacinas que estão sendo criadas. Uma das mais famosas e próximas é a Coronavac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria do Instituto Butantan, de São Paulo.

A Secretaria de Saúde de Blumenau, por meio de nota, informou que já há o interesse em receber as doses assim que ficarem disponíveis no país. E para recebê-las, estão contando com o trabalho da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), que já está negociando doses de Coronavac.

“Blumenau faz parte dos municípios que integram a Federação Catarinense de Municípios (FECAM) que está vendo a possibilidade de conseguir doses de Coronavac. Sem dúvidas existe o interesse por parte do município em receber doses da vacina quando estiver disponível para imunizar a população. O Brasil possui um dos melhores sistemas de imunização, reconhecido por diversos países. O Estado possui orçamento especifico para esta finalidade e é preciso que, no momento em que surgir a oportunidade de adquirir a vacina as prefeituras e os governos estejam alinhados para manter a organização do programa de imunização”.

Estrutura para vacinas

O infectologista Amaury Mielle, em entrevista ao jornal O Município Blumenau, comentou sobre a preocupação existente no país, em relação à falta de estrutura de cidades para o recebimento das vacinas, quando disponíveis.

Em Blumenau, segundo a Secretaria de Saúde, a estrutura está totalmente preparada para o recebimento das vacinas. Isso porque o sistema já está em funcionando, já que há campanhas nacionais de vacinação em curso, e há pouco tempo se trabalhou na vacinação de influenza.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar