X
X

Buscar

Secretário de Estado da Defesa Civil anuncia investimento milionário na barragem de José Boiteux

Em reunião na Acib, Coronel João Batista Cordeiro Junior afirmou que recursos da União já estão aprovados

A construção de um canal extravasor na Barragem Norte, localizada no município de José Boiteux, está prestes a iniciar, conforme informações do secretário de Estado de Defesa Civil, Coronel João Batista Cordeiro Junior.

Durante uma visita na sede da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), que foi realizada na noite desta quinta-feira, 25, ele afirmou que os recursos para a construção já estão aprovados.

Em recente visita à Brasília, Cordeiro Junior obteve a informação da aprovação de R$ 6 milhões para iniciar a obra que está orçada em um total de cerca de R$ 21 milhões. O restante, conforme explicou o secretário, será liberado de acordo com a necessidade, durante a construção do canal.

A barragem é uma preocupação direta de Blumenau e outras cidades da região do Vale do Itajaí, uma vez que é vista como uma aliada na contenção de cheias. Ela está inoperante após a ocupação por parte dos índios da Reserva Duque de Caxias, que vivem na região.

Sobre a atuação dos índios, Cordeiro Junior afirmou que foram tomadas medidas para tranquilizar a situação. “Em 2015 foi assinado um acordo com as tribos locais para que possa haver o trabalho dos profissionais na barragem. Estamos elaborando um estudo de impacto ambiental e social, que é uma exigência deles. Além disso, assim que as obras iniciarem, temos a condição de operar com guarda armada no local”.

A visita do secretário, que ocorreu por intermédio do deputado estadual Ricardo Alba (PSL), presente na reunião, foi aprovada pelo presidente da Acib, Avelino Lombardi. “Nós estamos recebendo ele aqui, e isso mostra interesse e boa vontade dele. Ele trouxe boas notícias para nós, principalmente neste tema das enchentes na região, que é algo que nos interessa”.

Foram anunciadas também uma série de outras benfeitorias e barragens que estão planejadas para os próximos anos em Santa Catarina. Em José Boiteux haverá também o conserto dos comandos. O secretário anunciou também a possibilidade de geração de energia da barragem. “A intenção é, no segundo semestre de 2020, viabilizar e fazer concessão para tentar gerar a energia com o uso desta barragem”.