X
X

Buscar

Segundo projeção, casos de Covid-19 em Blumenau aumentarão 113% em duas semanas

Projeção foi realizada pelas equipes da Secretaria de Saúde, da Unimed e da Furb

A Prefeitura de Blumenau apresentou nesta sexta-feira, 22, a atualização da projeção dos cenários de evolução dos casos de coronavírus na cidade, ampliando a previsão até o dia 6 de junho. As análises são feitas por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) com apoio da Secretaria de Gestão Governamental e em parceria com a Unimed e Universidade Regional de Blumenau (Furb).

Na nova projeção, que considera o número de casos positivos registrados desde o dia 22 de abril, o cenário mais otimista indica que até o dia 6 de junho Blumenau terá um número de 1.232 casos confirmados na cidade – aumento de 113,5%.

Em um cenário mediano, estima-se que neste mesmo período a cidade atingirá um total de 1.549 casos (aumento de 168,4%), e no cenário pessimista seria alcançado um quadro de 1.922 casos (aumento de 233,1%) nas próximas duas semanas.

Levando em conta os 577 casos confirmados como positivos para Covid-19 registrados até essa sexta-feira, dia 22, a evolução do vírus na cidade voltou a ficar entre os cenários mediano e otimista. Na última semana, dia 15, quando a cidade somava 474 casos, a situação do município estava entre os cenários mediano e pessimista.

Considerando os cenários projetados e uma taxa de internação total de 10%, com 3% para casos graves, dia 6 de junho, o cenário otimista representaria a ocupação de 37 leitos de UTI, enquanto no cenário pessimista seriam necessários 58 leitos.

Seguindo a tendência do cenário mediano, 47 leitos seriam ocupados. Blumenau tem hoje 91 leitos de UTI destinados ao público adulto, mas já houve o anúncio de mais 15 leitos para os próximos meses. Cabe ressaltar que esses leitos seriam exclusivos para pacientes com complicações devido ao novo coronavírus, sem somar demais demandas, como acidentes de trânsito ou outras complicações de saúde.