Segundo semestre terá aulas presenciais na rede estadual de educação de SC
Presença do aluno na unidade escolar será obrigatória
O secretário Estadual de Educação, Luiz Fernando Vampiro, confirmou o retorno total das aulas presenciais no próximo semestre letivo durante a manhã da última sexta-feira, 23. Em visita a jornal O Município, Vampiro disse que essa volta às unidades escolares está acontecendo devido a melhora da pandemia.
Segundo o secretário, Santa Catarina foi o primeiro estado a retornar com as atividades semi-presenciais. Através de um plano estratégico, que serviu para todas as redes de ensino, foi possível garantir a segurança do retomada das aulas nas unidades escolares.
Entre as medidas que estão possibilitando o retorno total dos alunos, está a vacinação dos professores. Conforme Vampiro, 95,8% dos educadores já receberam ao menos a primeira dose do imunizante. A priorização dos professores na campanha de vacinação trouxe segurança para a volta às aulas.
Além disso, as medidas sanitárias sofrerão alterações. Uma das que serão alteradas será o distanciamento mínimo exigido. Anteriormente, o estado adotou a distância mínima de 1,5 metros, conforme recomenda a Organização Mundial da Saúde. Nesse próximo semestre, alunos deverão estar mais próximos.
2022
A expectativa para 2022 é melhorar as medidas sanitárias. Na visão de Vampiro, os protocolos de biossegurança precisam ser aprimorados com rapidez. Entre os projetos para o próximo ano está a testagem rápida de alunos, professores e funcionários da rede de educação.
A implementação dessa medida reduz o número de afastamentos da unidade escolar. Além disso, traz mais seguranças para todos que frequentam o ambiente.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida: