Segundo turno: saiba como foram as primeiras horas de votação em Blumenau
Confira a movimentação e o que falaram o Cartório Eleitoral e Polícia Militar sobre as ocorrências ao longo da manhã
As primeiras horas de votação em Blumenau neste domingo, 30, foram muito mais ágeis do que a do primeiro turno. Apesar do movimento nos principais colégios eleitorais da cidade terem sido bastante grandes, o tempo de espera não se comparou ao registrado no dia 2.
Na Furb, maior colégio eleitoral da cidade, onde 11.091 eleitores estão aptos a votar, alguns eleitores demoraram cinco, outros até 20, por exemplo. Entretanto, não houve relatos de demoras de horas, como ocorrido no início do mês. Nos locais que mais houve demora, o motivo eram a grande quantidade de pessoas indo votar ao mesmo tempo em determinada seção.
No primeiro turno, além do número maior de candidatos, algumas pessoas usaram títulos de eleitor que tinham os números de seções antigas – houve mudanças em 2018. Por isso, muitos se confundiram e não sabiam onde exatamente votar. Desta vez, a Justiça Eleitoral colou cartazes nas paredes e deixou papéis com os fiscais, que orientaram e deram mais organização a votação.
O Colégio Bom Jesus tem o terceiro maior número de eleitores da cidade (9.860). Lá, a movimentação também foi grande e organizada. Os problemas registrados no primeiro turno, haviam sido, principalmente, as seções localizadas no segundo andar, trazendo complicações para alguns eleitores com dificuldade de locomoção.
Neste segundo turno, as seções que estavam no segundo piso desceram. Uma seção, por exemplo, estava com duas urnas, o que acabou aumentando a fila. Mesmo assim, a votação continuou sendo rápida. Papeis também foram impressos e os fiscais orientavam os eleitores.
Ocorrências e segurança
De acordo com a Justiça Eleitoral em Blumenau, até as 10h30 – após 2h30 de votação – apenas uma urna havia sido trocada, por ter travado. A mudança ocorreu na Escola Básica Estadual Celso Ramos, no bairro Glória. Nenhuma denúncia ou outro problema foi registrado até então.
Na segurança pública, de acordo com a Polícia Militar, também não foram registradas ocorrências. A PM realiza rondas e está presente nos colégios eleitorais da cidade.
Saiba tudo sobre o segundo turno das Eleições 2022:
1. Guia do eleitor: tudo o que você precisa saber no dia da eleição
2. Últimas notícias
– Assista agora:
Casarão da rua Floriano, em Blumenau, foi construído para receber médicos da Alemanha