Seis perguntas e respostas sobre como funcionará a fiscalização do trânsito com câmeras
Guarda de Trânsito de Blumenau voltará a multar motoristas usando imagens da Polícia Militar na segunda-feira
A Guarda de Trânsito de Blumenau volta a fiscalizar motoristas e motociclistas por videomonitoramento na segunda-feira, 4. Agentes do Seterb que têm acesso às imagens das câmeras de segurança da Polícia Militar poderão multar motoristas infratores.
Desta vez, as multas virão com a imagem do veículo impressa, conforme a legislação municipal exige.
Entenda como vai funcionar o sistema e por que o Seterb acredita que o fluxo de veículos vai melhorar nas vias blumenauenses.
1 – A Guarda pode multar a distância?
Sim, um agente de trânsito vai acompanhar o fluxo pelas 90 câmeras da Polícia Militar instaladas em Blumenau. Um convênio entre PM e Seterb possibilitou o compartilhamento das imagens. Ao perceber uma infração, o servidor vai salvar o registro, que dará origem à multa.
2 – Todo tipo de infração será fiscalizada?
De acordo com o presidente do Seterb, Marcelo Schrubbe, serão priorizadas infrações que atentam contra o fluxo e contra a segurança. Apenas um agente ficará responsável por fiscalizar todas as 90 câmeras, o que exigirá uma triagem dos casos considerados mais graves.
“Tem que ter um negócio muito errado ali para chamar a atenção do agente”, avalia Schrubbe.
Terão atenção especial os motoristas que trancam cruzamentos parando sobre as marcações em amarelo (yellow box), os que invadem a faixa de pedestres, estacionam sobre a calçada, dirigem na contramão, usam o corredor de ônibus irregularmente e param em fila dupla.
3 – As câmeras vão gravar o que estou fazendo dentro do carro?
Segundo Schrubbe, como são muitas câmeras para apenas um agente, não haverá zoom dentro dos veículos. A nitidez das imagens muitas vezes nem permite que isso ocorra. Assim, o sistema não deve servir para flagrar pessoas falando ao celular enquanto conduzem veículos, por exemplo.
4 – Pedestres e ciclistas vão ser fiscalizados?
Não, o Conselho Nacional de Trânsito revogou a resolução que previa o início das multas para pedestres e ciclistas a partir desta sexta, 1º de março. A fiscalização por câmeras só serve para os veículos emplacados.
5 – As câmeras só servem para multar?
O sistema de monitoramento continua sendo usado normalmente pela Polícia Militar para ações de segurança pública. Além disso, a Guarda de Trânsito já usa as imagens para orientar via rádio os agentes que estão nas ruas.
Por exemplo: quando há muitos congestionamentos em uma determinada via, o monitoramento serve para informar ao guarda em qual das vias de um cruzamento a fila está mais extensa.
6 – Poderei contestar a multa?
Sim, será possível apresentar recurso como em qualquer multa de trânsito. Segundo Schrubbe, o motorista também terá a oportunidade de solicitar o registro da infração em vídeo para fazer sua defesa. Serão disponibilizados cinco segundos de imagem anteriores à foto que deu origem à infração.