Detidos ainda estão sem cela em nova Central de Plantão de Polícia de Blumenau

Nesse fim de semana, dois homens fugiram da delegacia após serem presos

Correção: 12/09/2022; 12h45
Diferente do que foi publicado originalmente, as fotos internas de pessoas deitadas em bancos não são da Central de Plantão de Polícia de Blumenau.

Desde o início de setembro, a Central de Plantão Policial de Blumenau (CPP) está em novo imóvel e endereço, localizado na rua 2 de Setembro. A mudança ocorreu devido a necessidade de mais espaço na delegacia que funciona 24 horas e onde são realizados registros de ocorrência e procedimentos relativos a flagrantes – ou seja, onde são encaminhados aqueles que foram presos pela Polícia Militar.

A nova CPP, que antes ficava no bairro Garcia, tem mais espaço físico, o que segundo o delegado regional de Blumenau, Rodrigo Marchetti, permitirá a disponibilização de uma melhor atuação da polícia civil e outros orgãos, como Guarda Municipal de Trânsito e das Polícias Militar e Científica, e melhora no atendimento ao público.

Entretanto, o novo espaço ainda não possui celas para que os suspeitos possam ficar detidos. Neste fim de semana, por exemplo, diversos detidos ficaram sentados em bancos da delegacia.

Além disso, dois homens que haviam sido presos em flagrante pela Polícia Militar conseguiram fugir da delegacia. Um deles acabou sendo recapturado enquanto tentava se distanciar do local utilizando um carro de aplicativo de transporte. Esse suspeito, segundo a PM, é de alta periculosidade e possui passagens por homicídio e tráfico de drogas.

Foto: Especial/O Município Blumenau

Nossa equipe entrou em contato com o delegado Rodrigo Marchetti, que, por meio de nota oficial, confirmou a falta de celas na nova delegacia. Segundo ele, houve um atraso no cronograma da Delegacia Geral, em Florianópolis e o projeto construtivo ainda está em fase de licitação.

Além disso, o delegado responsável pela CPP, Douglas Barroco, destacou que os detidos ficam pouco tempo na Central. Segundo ele, ficam apenas no período dos procedimentos e logo são encaminhados ao Presídio Regional de Blumenau, onde aguardam a audiência de custódia.

Leia a nota da Polícia Civil na íntegra:

A construção da cela para abrigar presos por até 24h na nova sede da Central de Plantão Policial de Blumenau está em fase de licitação. Todos os trâmites e o projeto construtivo estão sendo executados pela Delegacia Geral em Florianópolis. A cela deveria ter sido entregue em julho deste ano, mas houve um atraso na execução do cronograma.

A nova Central de Plantão Policial foi entregue na última semana em Blumenau sem o fechamento necessário do local onde vai abrigar a cela pela necessidade de reforma do prédio antigo, no bairro Garcia. “Não houve sincronia entre a empresa que vai instalar a cela na nova sede e a que vai executar a reforma do prédio antigo, por isso essa necessidade urgente de mudarmos para a nova estrutura na Itoupava Norte, mesmo sem toda a funcionalidade do local,” explica o delegado Regional Rodrigo Marchetti.

A previsão para finalização da cela da nova CPP é até o fim deste ano. Enquanto isso, os presos ficarão detidos na cela móvel ou sob supervisão dentro da CPP até serem encaminhados à unidade prisional.

– Assista agora:
Casarão de Willy Sievert conta com detalhes projetados a mão pelo empresário blumenauense

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo