Sem pedir, catarinenses recebem pacotes com sementes misteriosas da China; Cidasc faz alerta

Primeiro caso de recebimento do pacote misterioso foi registrado em Jaraguá do Sul

Pacotes misteriosos têm sido entregues a moradores de Santa Catarina junto a compras realizadas pela internet. Os pacotes, supostamente enviados da China, descrevem o conteúdo como “joias”, mas possuem sementes dentro.

O primeiro caso de recebimento deste tipo de embalagem no estado foi registrado em Jaraguá do Sul. Junto à encomenda de uma compra feita on-line, havia outro pacote contendo sementes clandestinas. No entanto, a situação tem ocorrido em outras cidades catarinenses, além de países da Europa e Estados Unidos.

Nesta terça-feira, 15, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) emitiu um alerta à população e, em caso de recebimento, os pacotes não devem ser abertos, as sementes não devem ser semeadas e nem jogadas no lixo.

Apesar de parecerem inofensivas, alerta o órgão, estas sementes podem estar contaminadas e disseminar pragas e doenças, causando prejuízos econômicos e danos ao meio ambiente.

Como proceder

Conforme orientação, os pacotes devem ser entregues em um escritório da Cidasc mais próximo ou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Para mais orientações, a Cidasc mantém os telefones 0800-644-6510 ou (48) 3665 7300 (WhatsApp), do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal do Estado.

Riscos da utilização de sementes ilegais

– Plantas Daninhas: introdução de alguma espécie vegetal sem ocorrência no Brasil, o que pode dificultar o controle da mesma e/ou aumentar o uso de agrotóxicos, afetando a produtividade agrícola e pecuária, além dos riscos ao ambiente;

– Insetos: sementes podem ser disseminadoras de insetos que provoquem pragas, comprometendo a produtividade de lavouras e aumentando o custo da produção;

– Fungos, bactérias e vírus: sementes sem procedência podem vir contaminadas e tornam-se vetores de grandes epidemias de doenças no campo e, consequentemente, a perda de produtividade e o aumento do custo da produção pacotes


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo