X
X

Buscar

Conteúdo oferecido por:

Mercado em alta: saiba o que fazem os profissionais de UX e UI

Com a transformação digital, o setor de tecnologia e design de negócios se tornou ainda mais estratégico nas empresas que buscam otimizar seu relacionamento com o cliente através de entregas mais assertivas, frente às necessidades de um mercado cada vez mais competitivo. Neste cenário, começam a despontar novas oportunidades para quem escolhe seguir carreira nesta […]

Com a transformação digital, o setor de tecnologia e design de negócios se tornou ainda mais estratégico nas empresas que buscam otimizar seu relacionamento com o cliente através de entregas mais assertivas, frente às necessidades de um mercado cada vez mais competitivo. Neste cenário, começam a despontar novas oportunidades para quem escolhe seguir carreira nesta área.

Carreiras promissoras como designer UX e UI: dois conceitos que andam juntos e precisam de profissionais qualificados para preencher as muitas vagas disponíveis – inclusive na região do Vale do Itajaí. Enquanto o UX (User Experience) se concentra na experiência dos usuários ao interagir com um determinado produto ou sistema, o UI (User Interface) desenvolve funções e interfaces intuitivas, para fidelizar os clientes e gerar conversões.

 

UX: foco na experiência do usuário

Na prática, o UX se torna expert em descobrir o que os usuários realmente desejam, precisam e esperam de uma solução. O trabalho deste designer não está só na aparência de um item, site ou aplicativo, mas também como tudo isso impacta no comportamento e nas emoções das pessoas que utilizam estes produtos.

Na prática, é esse profissional que atua para que o usuário tenha uma experiência única, seja com um menu diferente, o resgate de uma memória afetiva ou até um simples comando que traz agilidade na interação com o produto ou sistema.

Para atuar nesta área, é preciso conhecimentos em estratégias de design e desenvolvimento de produto, além de arquitetura da informação. Nas empresas, o UX se tornou um profissional estratégico, que analisa todos os pontos de contato com o cliente para oferecer produtos e experiências que vão ao encontro das reais percepções do usuário com a solução.

UI: funcionalidades que atraem os clientes

Já quem trabalha com a interface do usuário tem foco na aparência e funcionalidades de um produto, site ou aplicativo. Esta carreira tem a difiícil missão de tornar as interações mais simples e intuivas, tornando qualquer produto digital ainda mais fácil de usar.

No dia a dia, este profissional combina estratégias e elementos gráficos com pontos visuais para resolver problemas, simplificando padrões complexos e adaptando às reais necessidades dos usuários. É seu papel desenhar uma interface clara e objetiva, que torne o uso dos produtos tão natural que nem é preciso pensar.

Carreiras promissoras

Os dois conceitos – UI e UX – caminham juntos, então, é mais comum que as empresas procurem profissionais que cubram ambas as áreas. Trata-se de uma carreira em ascensão, com salários a partir de R$ 4 mil para um cargo júnior. No caso de um profissional sênior ou especialista, os rendimentos podem chegar a R$ 14 mil.

Os altos salários e ótimas perspectivas de crescimento na carreira refletem na busca por cursos superiores neste segmento. A graduação em Tecnologia e Design de Negócios, por exemplo, pode ser uma opção para quem busca entrar nesta área tão promissora.

O curso, que em Blumenau é oferecido pela Faculdade Senac, reúne conhecimentos teóricos e práticos em três áreas: design digital, negócios online e desenvolvimento front-end, requisitos fundamentais para os profissionais de UI e UX.

Se você se identificou com as áreas de tecnologia e design e gostaria de atuar como UI e UX, se inscreva no Vestibular 2021/2 da Faculdade Senac Blumenau. Mais informações sobre o processo seletivo no site https://vestibular.sc.senac.br ou pelo telefone (47) 98890-3963.