+

Senna Tower: prédio residencial mais alto do mundo em Balneário Camboriú terá mais de 500 metros

Residencial levará o nome de Ayrton Senna em parceria com a marca do piloto de Fórmula 1

A FG Empreendimentos anunciou nesta segunda-feira, 16, a construção do maior prédio residencial do mundo, o Senna Tower, em Balneário Camboriú, com mais de 500 metros de altura. O investimento para a construção é de R$ 3 bilhões. O lançamento do residencial está previsto para acontecer no último trimestre de 2024. O projeto é realizado pela FG Empreendimentos em parceria com a Marca Senna, criada por Ayrton Senna.

No total, serão 228 unidades no empreendimento, contando com 18 mansões suspensas de 420 a 563 m², 204 apartamentos de até 400 m², quatro coberturas duplex de 600 m², duas mega coberturas triplex de 903 m² e oito elevadores de ultravelocidade. Haverá seis pavimentos de lazer privados, distribuídos em vários andares do empreendimento, além de Roof Top destinado exclusivamente ao residencial, totalizando mais de 6 mil m² de área de lazer.

O edifício já recebeu a aprovação do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), a Licença de Implantação Ambiental (LAI) e a aprovação na prefeitura municipal de Balneário Camboriú.

De acordo com a empresa, foram necessários mais de cinco anos de análises e estudos aplicados para a finalização do projeto. O empreendimento será um supertall, categoria dos edifícios acima de 300 metros de altura. O Senna Tower, além das áreas residenciais e privativas, terá áreas de entretenimento, lazer, gastronomia abertas ao público e espaço imersivo sobre Ayrton Senna.

Confira imagens da Senna Tower:

Conceito do Senna Tower

O conceito do Senna Tower é assinado pela artista plástica e antropóloga Lalalli Senna, sobrinha do piloto. Conforme a FG Empreendimentos, o projeto é inspirado na trajetória de superação de Ayrton Senna, simbolizando a “Jornada do Herói”, a superação dos limites e a busca pelo ideal. O objetivo é trazer uma mensagem positiva com a história de Ayrton, inspirando todos a buscarem sua melhor versão.

“Toda grande história começa com uma jornada. Uma jornada de descoberta, crescimento e transformação. O Senna Tower é uma obra de arte de proporções monumentais: um símbolo que nos inspira a buscar superar nossas limitações para expressar o que há de grandioso dentro de nós. A torre tem esta forma arquitetônica justamente para simbolizar essa trajetória heroica de superação em direção aos nossos ideais e a manifestação do nosso potencial profundo”, diz Lalalli Senna.

Foco na inovação

O cofundador e presidente da FG Empreendimentos, Jean Graciola, conta que a empresa busca constantemente pela sustentabilidade e perenidade da companhia. “Nosso foco incessante na inovação, tecnologia e busca pelo inusitado nos distingue. Projetar e construir é uma arte e nossa expertise nos permite trazer para Santa Catarina esse projeto audacioso, desenvolvido por diversas mãos talentosas e em parceria com as maiores e melhores empresas de engenharia do mundo. Este é o nosso compromisso: transformar um conceito intangível extraordinário em algo real e, assim, eternizado para aquém da nossa geração, perpetuando a mensagem no futuro”, diz.

E ressalta que mais do que avançar em conhecimento, inovação construtiva e tecnologia, a empresa está estabelecendo um marco na construção, exigindo uma preparação meticulosa de todas as partes que colaboram para a execução da obra. “Para isso, estamos envolvendo os maiores nomes da arquitetura e engenharia mundial, garantindo soluções de excelência, numa estrutura com mais de 500 metros de altura, que será o residencial mais alto do mundo”, destaca.

Sustentabilidade e inovação

Conforme divulgado pela FG, o Senna Tower será o primeiro edifício da América Latina a implementar o Tuned Mass Damper (TMD), que cumpre a função de auxiliar na estabilização para mitigar o efeito dos ventos.

O empreendimento será também o primeiro residencial supertall do mundo a receber o selo LEED (Liderança em Design Ambiental e de Energia) Platinum, entregue para construções sustentáveis.

Além da FG Empreendimentos, responsável pela realização e construção do projeto, e da marca Senna e Lalalli Senna, que apresentam o conceito criativo da torre e design de interiores, a construção também tem a parceria da família Hang nos investimentos.

Leia também:
1. Rua dos Caçadores ficará parcialmente interditada nesta segunda-feira para obras em Blumenau
2. Briga com faca deixa três feridos no bairro Velha Grande, em Blumenau
3. Idosa fica gravemente ferida após garagem de madeira cair sobre ela em Blumenau
4. Qual foi o prato vencedor do concurso gastronômico Sabores de Blumenau
5. Homem é preso após ameaçar companheira e filho com uma faca em Blumenau


Veja agora mesmo!

Feito com sangue e miúdos de pato, Schwarzsauer era tradição nos casamentos da Colônia Blumenau:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo