“Sensação de dever cumprido”: jovens de Blumenau contam como foi votar pela primeira vez
Filha do ex-prefeito João Paulo Kleinübing e outros três jovens deram entrevistas à reportagem
Neste domingo de eleições, a reportagem do jornal O Município Blumenau conversou com alguns jovens da cidade que estavam votando pela primeira vez. Entre os entrevistados, estava Maria Carolina Kleinubing, filha do ex-prefeito de Blumenau João Paulo Kleinübing.
Maria Carolina tem 17 anos e exerceu seu direito de cidadã no Colégio Bom Jesus, localizado no Centro de Blumenau. A jovem conta que sempre teve noção da importância do voto e que no primeiro dia, após completar 16 anos, já fez o título de eleitor.
“Eu fiquei muito animada, mas também um pouco nervosa, por ser primeira vez, mas foi muito bom. Minha família sempre incentivou muito, eu sempre soube da importância da eleição”, conta Maria.
Escolha de candidatos
Daniele Daicampi tem 17 anos e está no terceiro ano do Ensino Médio. A jovem vota na EEB DR Max Tavares D Amaral, na Itoupava Norte. Ela afirma que o sentimento de poder votar é muito bom. “O voto é muito importante e tem que acontecer com muita consciência”, defende Daniele.
A menina conta que a escolha para o cargo de presidente foi bem fácil, ela sabia desde o começo para quem iria atribuir seu voto, no entanto, a decisão para deputados foi mais difícil. Para decidir em quem votar, Daniele utilizou da internet e contou com o apoio do pai.
Papel do jovem
Vitor da Silva tem 18 anos e votou na EEB Professor João Widemann. O jovem blumenauense está no Ensino Médio e afirma que a sensação após votar é de dever cumprido.
Ele conta que procurou saber a proposta de governo de cada candidato e utilizou a internet para isso. Na hora de votar, Vitor afirma que não tinha muitas dúvidas.
“O papel do jovem é escolher um futuro melhor, analisando a melhor proposta. A expectativa é que venha um candidato que queira melhorar o Brasil”, defende.
Cumprindo o dever
Carlos Alberto Fritzke tem 18 anos e votou na EEB Professor João Widemann. Carlos afirma que o sentimento é de estar fazendo sua parte pela pátria e cumprindo seu dever como cidadão.
O jovem conta que não ficou nervoso para votar, pois tirou todas as dúvidas antes. Ele escolheu os candidatos por indicação e pesquisa na internet.
Carlos ressalta a importância do voto dos jovens. “O papel do jovem é fundamental nesse momento para que tenhamos segurança. Queremos ver a bolsa crescendo e inflação diminuindo, por isso, temos que cumprir nosso dever”.
Saiba tudo sobre os resultados das Eleições 2022:
1. Assista programa ao vivo com apuração dos votos e análises
2. Acompanhe plataforma de apuração dos votos
3. Últimas notícias
– Assista agora:
Casarões da família Otte contam história da colonização e preservam tradições