“Será um governo de continuidade e estará mais voltado para os bairros”, diz Silvio César da Silva (PL), prefeito eleito de Indaial
Ele e o vice foram eleitos com 14.664 votos e vão suceder o governo atual do prefeito André Moser (PL)
O prefeito eleito de Indaial, Silvio César da Silva (PL), conversou com a reportagem do jornal O Município Blumenau sobre as propostas e a expectativa para assumir o Executivo indaialense a partir de janeiro de 2025. Ele foi eleito com 14.664 votos, um total de 41,27% dos votos e comandará a cidade ao lado do vice Jonas Lima.
“Nosso grande desafio e objetivo é continuar com o trabalho realizado nos últimos oito anos pela equipe do prefeito André Moser (PL)”, pontua.
Segundo Silvio, Indaial entrou em uma rota de crescimento para a região do Médio Vale, sendo a 22ª economia de Santa Catarina. Ele também destaca que Indaial foi premiada como a melhor cidade de SC entre 30 mil a 100 mil habitantes na categoria saúde e bem-estar, de acordo com o Prêmio Band Cidades Excelentes 2024. O município também foi reconhecido como a terceira melhor cidade de Santa Catarina em qualidade de vida.
“Indaial sempre foi reconhecida nos últimos anos como uma cidade que executou grandes obras, algumas pessoas falavam que nós éramos um governo do concreto e do asfalto. Quando a gente recebe essa premiação, que são indicadores oficiais, do Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Infraestrutura, a gente percebe que mesmo fazendo obras estruturantes, a gente manteve o olhar para as pessoas. Nós demonstramos que estamos no caminho certo, mesmo sabendo que ainda tem muita coisa para melhorar, mas a premiação indica que o caminho que estamos trilhando é o correto e o melhor para cidade”, avalia.
Eleição em Indaial
Essa foi a primeira campanha na qual Silvio participou disputando a Prefeitura de Indaial. Ele vem da iniciativa privada e trabalhou durante 29 anos na indústria têxtil na região. Em março de 2017, ele recebeu o convite do atual prefeito André para assumir a Secretaria de Administração e Finanças e atuou na pasta por cinco anos.
Além disso, ele também passou pelas Secretarias de Saúde, Educação, Cultura e como Chefe de Gabinete. “Nesses sete anos e meio eu tive a oportunidade de trabalhar em várias secretarias e adquirir um conhecimento bastante diferenciado em relação a outros secretários ou candidatos a prefeito. Isso nos traz bastante certeza e garantia na experiência adquirida nesses anos”, diz.
Silvio comenta que foi surpreendido positivamente quando teve o nome escolhido para representar o partido na disputa pela Prefeitura de Indaial. “É um aprendizado grande, claro, nesses quatro meses de pré-campanha e campanha foi tudo novo para mim, mas eu estava cercado de pessoas com experiência política, que já haviam participado de várias campanhas. Conseguimos montar uma equipe unida e forte”, comenta.
Ele ainda destaca que foi uma eleição acirrada, com uma diferença para o segundo colocado de menos de 1 mil votos.
Demandas prioritárias
Silvio afirma que há um compromisso no plano de governo para retomar o plantão nas unidades de educação infantil, as creches, pois os espaços ficaram fechados durante todo o período de férias coletivas.
“Isso trazia muitos transtornos para as famílias, pois os pais continuavam trabalhando e os filhos menores não tinham onde ficar. Já em janeiro esses plantões vão estar funcionando e nós já vamos começar este ano a fazer um levantamento para aplicação de um outro serviço que nós chamamos de creche do filho do trabalhador”, diz.
Segundo ele, o espaço terá um horário de atendimento diferenciado para atender os filhos dos trabalhadores em primeiro turno, que começa a partir das 5h, ou da família que trabalha até 22h. “Vamos fazer um levantamento para que a gente saiba qual região da cidade existe mais população que vai usar esse equipamento. Vamos começar esse levantamento ainda esse ano”, pontua.
Outra intenção do plano de governo é zerar as filas de exames e consultas ainda no primeiro semestre. Neste ano já foi iniciado o credenciamento de clínicas para no início do ano realizar os mutirões.
Na educação, Silvio afirma que um levantamento mostrou que se a prefeitura construir mais três unidades básicas de Educação Infantil, conseguirá colocar 100% das crianças em período integral. “Está dentro do nosso plano de governo, uma dessas três creches já está em construção e até metade do ano que vem ela deve ser finalizada. Nosso objetivo até o final desse primeiro mandato é colocarmos todas as crianças de idade de pré-escola em período integral”, salienta.
Ele também pontua a intenção de criar o primeiro ambulatório geral e destaca a obra da Policlínica, que deve encerrar nos próximos meses.
Outras obras de infraestrutura citadas pelo prefeito eleito são a ligação entre o bairro da Polaquia, de Indaial, com o bairro da Velha, em Blumenau; a ligação da rua Melvin Jones, no bairro Carijós, com a rua Bagé, no Encano do Norte, por meio de uma ponte, que também é uma opção de acesso para a BR-470; além da pavimentação da rua Bertolina May Kechele que faz o acesso até Timbó, sendo a única alternativa para utilizar durante as enchentes, visto que as outras ruas que conectam as cidades ficam alagadas. “São obras estruturantes que vão acabar ligando os municípios”, diz.
Governo de continuação
O governo do prefeito eleito será de continuação ao governo atual. Pela primeira vez na história, o prefeito de Indaial conseguiu eleger o sucessor. “Será um governo de continuidade e estará mais voltado para os bairros. Nosso olhar estará focado nos bairros, principalmente os mais distantes”, diz.
Silvio ainda explica que já iniciou as conversas para definir os nomes do secretariado. Ele também cogita analisar se algum dos candidatos a vereador pode ter o perfil técnico para assumir alguma pasta.
Ele ainda revela a intenção de compor o primeiro escalão de forma técnica. Os escolhidos deverão comandar as 12 secretarias de Indaial. Ainda de acordo com Silvio, alguns nomes do governo atual devem permanecer.
O prefeito eleito afirma que na segunda pós-eleição já deu iniciou ao governo de transição. “As pessoas pensam que por ser o sucessor do prefeito não há transição, mas ela existe sim. É uma transição mais amigável”, afirma Silvio.
Relação com o Legislativo
Dos 13 vereadores eleitos, apenas seis são da base do governo. Apesar de não ter a maioria, Silvio afirma que fará um governo de conversa com todos os partidos.
“Nossa ideia é governar não com seis vereadores, mas com os 13. Todos eles serão devidamente convidados a participar do governo. Essas tratativas já começaram”, comenta.
Polêmica da ponte
Durante o período de campanha eleitoral, a inauguração da ponte Zelir Tirol foi alvo de questionamentos da oposição. A estrutura foi inaugurada no dia 22 de setembro e alguns dias depois a Justiça acatou os argumentos do Ministério Público e determinou a interdição do trânsito no espaço, pois, segundo eles, faltavam adequações de sinalização na via.
“Tivemos bastante desafios. Teve toda uma questão judicial em relação a inauguração da ponte [Zelir Tirol] e isso, logicamente, abala um pouco a equipe, mas respondemos aos questionamentos do Ministério Público e vai dar tudo certo. O que importa é a vontade da população através do voto”, cita.
Segundo o prefeito eleito, uma investigação é realizada pelo MP. “Primeiro houve a tentativa de impedir a inauguração da ponte e o MP não acatou, e ela foi inaugurada. Após a inauguração veio uma outra tentativa de interditar a ponte alegando-se que a obra não estava completamente finalizada. O MP nos deu 72 horas para regularizar o que pudesse estar faltando de sinalização e isso foi feito. Faltando dois dias para eleição, veio uma outra ação para impugnar a chapa Silvio e Jonas alegando que houve abuso de poder econômico. Este último está tramitando”, explica.
Atuação do vice
Silvio afirma que Jonas Lima terá atuação participativa. Ele foi reeleito para o cargo de vereador em 2020 e atualmente é presidente da Câmara de Indaial. “Ele é um servidor de carreira, já está há mais de 20 anos na prefeitura e será um vice bastante atuante, auxiliando, principalmente, nessa parte operacional de manutenção de vias, roçada, que é o que ele faz hoje como servidor público. Ele terá um papel fundamental e também acompanhará todas as demandas do município, independente da área”, explica o prefeito eleito.
Ele ainda salienta que o vice será um grande parceiro na administração pública. “Eu sempre falo que o vice não é aquele que substitui o prefeito quando ele está de férias ou viajando. O vice estará trabalhando ao meu lado em todas as frentes”.
O prefeito eleito ainda cita que está com grandes expectativas para assumir o mandato em janeiro de 2025 e reconhece que este é um grande desafio. “Eu conheço todo o mecanismo da prefeitura, passei pelas principais secretarias, mas uma coisa é ser secretário e outra é ser prefeito. Então a gente cria uma expectativa grande em relação a este momento, sabendo da responsabilidade, do que precisa ser feito e das dificuldades que encontraremos”, finaliza.
Leia também:
1. Corpo de homem natural de Blumenau é encontrado dentro de carrinho de compras em Itajaí
2. Após sete títulos consecutivos, Basquete Feminino de Blumenau perde estadual
3. Identificado trabalhador que morreu esmagado por equipamento em Gaspar
4. Prefeitura de Gaspar informa falta de vacinas no município; entenda
5. Homens lideram como responsáveis por domicílios em Blumenau, aponta Censo 2022
Veja agora mesmo!
Primeira maternidade de Blumenau, Casa Johannastift ficou abandonada após enchentes: