Boa parte dos vereadores de Blumenau decidirá troca de partido após definições de Mário Hildebrandt
Nesta quinta-feira, 5, abre-se a Janela Eleitoral, que é o período onde pré-candidatos filiados a partidos políticos que detém mandato podem trocar de partido sem o prejuízo de perder o cargo.
Esta janela eleitoral vai até o dia 3 de abril. No mês de julho os partidos deverão realizar as convenções internas, e até o dia 15 de agosto as siglas terão que ter o registro dos candidatos apresentados à Justiça Eleitoral.
Diante disso, conversei com os vereadores de Blumenau para saber qual caminho cada um irá tomar visando às eleições municipais deste ano.
Marcelo Lanzarin
Lanzarin saiu do MDB e pretende definir seu novo partido até o último dia de março. É mais provável que vá para um partido com ideologia mais de centro-direita.
Bruno Cunha
Saiu do PSB e deve anunciar sua filiação no CIDADANIA na sessão desta quinta-feira, 5, na Câmara de Vereadores, segundo sua assessoria, ele quer mais autonomia nas decisões políticas.
Almir Vieira
É filiado ao PP e vai para a reeleição pelo mesmo partido nas eleições.
Professor Gilson
Era filiado ao PSD e muito provavelmente deva disputar uma cadeira na Câmara de Vereadores pelo PATRIOTAS. Ele irá anunciar a nova sigla até o dia 18 de março. A mudança ocorre porque, segundo o vereador, o PSD apoiará Mário Hildebrandt (PODEMOS) e Gilson vai apoiar o deputado estadual Ricardo Alba (PSL) à Prefeitura de Blumenau.
Alexandre Caminha
O vereador Caminha é filiado ao PP e disse que, se o seu partido não apoiar Mário nestas eleições, ele trocará de sigla para concorrer novamente à vaga na Câmara de Blumenau. A decisão de mudar ou não vai acontecer na última semana da Janela Eleitoral e, se mudar de partido, vai se filiar numa sigla que estará na coligação do atual Prefeito de Blumenau.
Alexandre Matias
O vereador Matias é presidente do PSDB de Blumenau e vai concorrer a reeleição pelo mesmo partido. Não pretende ser candidato a vice ou a prefeito de Blumenau, mas isso pode ocorrer se o partido exigir e achar que ele é a pessoa que deva representar os tucanos numa chapa majoritária.
Cesar João Cim
Cesar João Cim é vereador pelo PP e não pensa em sair do partido nesse momento. Segundo ele, hoje o PP apóia o governo de Mário Hildebrandt e, por uma questão de coerência, deve continuar apoiando. Se até o dia 3 de abril o Partido Progressista entender que deva apoiar outro candidato, Cim vai conversar com a direção da sigla para tomar uma decisão.
Aílton de Souza (Ito)
Ito vai disputar a reeleição para vereador pelo atual partido, o PL, e pretende ajudar o partido a eleger o novo Prefeito de Blumenau, já que o Partido Liberal terá candidato nestas eleições.
Jens Mantau
Mantau é filiado no PSDB e não vai concorrer novamente a uma cadeira na Câmara de Vereadores da cidade. Disse que vai lançar seu filho nas eleições para vereador, que concorrerá pelo PSDB em 2020. Jens só aceitará se candidatar a prefeito pelo partido tucano ou a vice-prefeito numa chapa com partidos aliados.
Jovino Cardoso Neto
Jovino troca o PROS e vai para o PSD como candidato a vereador, partido do deputado estadual Ismael dos Santos, para dar apoio ao prefeito Mário Hildebrandt (PODEMOS).
Marcos da Rosa
O vereador Marcos da Rosa disputará uma cadeira na Câmara de Vereadores pelo DEM e já definiu que não quer se candidatar a um cargo no Executivo, dando prioridade ao Legislativo. Diante disso, pode pensar numa afirma o vereador.
Oldemar Becker
Becker será candidato a reeleição pelo DEM, mas diz ter um apreço pelo prefeito Mário Hildebrandt (PODEMOS) por tudo que conseguiu da atual administração durante seu mandato. Mesmo assim, vai seguir as determinações do seu partido na eleição majoritária deste ano.
Sergio Ronchi
O suplente de vereador Sérgio Ronchi deixa a Câmara Municipal nesta quinta-feira, 5, mas disse que vai concorrer novamente a vereador pelo PT, seu atual partido, e que vai apoiar o candidato a prefeito definido pelo PT.
Adriano Pereira
Adriano Pereira hoje está filiado no PT, mas como está preocupado com a legenda, pois as candidaturas proporcionais não terão mais a coligação, não tem certeza se será candidato a reeleição pelo partido. Essa definição acontece até o dia 20 de março. Adriano deve apoiar uma possível candidatura de Arnaldo Zimmermann para prefeito, que está indo para o PSB blumenauense.
Sylvio Zimmermann
O vereador Sylvio Zimmermann é filiado no PSDB e deve continuar militando no ninho tucano, mas se a eleição fosse hoje, ele não tentaria a reeleição. Sylvio disse que prefere ver uma renovação na Câmara, mas essa decisão só será sacramentada na metade do ano.
Zeca Bombeiro
Atualmente o vereador Zeca Bombeiro é filiado ao SOLIDARIEDADE e só irá trocar de partido se o prefeito Mário Hildebrandt (PODEMOS) disser que não quer contar com o SOLIDARIEDADE no seu futuro governo. Aí sim Zeca Bombeiro cogitará trocar de sigla e essa definição sairá depois de uma conversa que o Vereador Zeca terá, na próxima semana, com o prefeito de Blumenau, mas disse que a decisão definitiva será até o dia 25 deste mês.