X
X

Buscar

Com fechamento do prazo para troca de partido, é dada largada para as eleições municipais

No sábado, 4, terminou o prazo para que detentores de mandato trocassem de partido. Em Blumenau não aconteceram grandes movimentações capaz de mudar o rumo de algum partido ou de alguma pré-candidatura já anunciada.

O presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau, vereador Marcelo Lanzarin, após uma última conversa que teve com o Mário Hildebrandt na tarde de sábado, filiou-se no Podemos, mesmo partido do prefeito.

O vereador Zeca Bombeiro decidiu ficar no Solidariedade, que na sexta-feira, 3, conseguiu filiar o líder comunitário do bairro Fortaleza, Nino Mayer, para a disputa de uma vaga na Câmara em 2020. Nino tem boa penetração na região e já foi candidato a deputado estadual pelo PMN em 2018. O Solidariedade tem a esperança de eleger, pelo menos, dois vereadores em outubro deste ano.

Dos comissionados que deixaram o cargo para concorrer a numa cadeira no legislativo blumenauense, merecem destaque Egídio Beckauser (Republicanos), Maurício Goll (PSDB) e Ivo Dickmann Junior.

Dos 15 vereadores de Blumenau, apenas 13 vão à reeleição, já que Jens Mantau (PSDB) vai lançar o filho no seu lugar, e o também tucano Sylvio Zimmermann decidiu voltar para a iniciativa privada.

Como já havia escrito na coluna anterior, Cesar João Cim saiu do PP e foi para o PDT, o PSD conseguiu levar Eliomar Russi, que depois de quase 30 anos deixou o MDB, o PL filiou o ex-peessedebista João Paulo Taumaturgo e o MDB levou a médica Lisiane Anzanello.

Por toda a Santa Catarina

O deputado federal Rodrigo Coelho (PSB), de Joinville, teve uma derrota amarga no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pois havia pedido a desfiliação do PSB com a justificativa de perseguição. Ele, na verdade, já estava mapeado para ser o candidato a prefeito do PL em Joinville, a convite do senador Jorginho Mello (PL).

Rodrigo já foi vice-prefeito na primeira gestão do atual prefeito Udo Döhler, do MDB, que escolheu o deputado estadual Fernando Krellinger para manter a hegemonia emedebista na cidade mais populosa de Santa Catarina.

Em Gaspar as decisões estão todas nas mãos do prefeito Kleber Wan-Dall (MDB). Ele conseguiu trazer para o seu lado o advogado Marcelo Brick, o nome mais forte do PSD na cidade, que deve ser seu vice na reeleição de Kleber no pleito de outubro. O MDB também filiou o médico Valdir Testoni, a secretária de educação Zilma Benevenutti, o secretário de assistência social, Santiago Martin Navia, e o dentista José Carlos de Carvalho Junior (secretário de saúde).

Kleber Wan-Dall tentou também lançar como candidato a vereador o diretor executivo da CDL de Gaspar, Jefferson Schramm, que preferiu continuar no cargo na Câmara dos Dirigentes Lojistas.

Tanto em Brusque como em Timbó, o PL levou gente importante para fortalecer a estratégia do senador Jorginho Mello em ser o próximo governador de Santa Catarina.
Em Timbó o PL tirou do PSL o presidente da sigla, Flávio Ribeiro, e de quebra levou também Jean Schütz, que já é o pré-candidato a prefeito do Partido Liberal na cidade.

Em Brusque, o partido de Jorginho Mello filiou o vereador Sebastião Lima, que deixou o PSDB, e o coronel do 18º Batalhão, Moacir Gomes Ribeiro. Agora as atenções se voltam para as candidaturas majoritárias, que tem de 20 de julho a 5 de agosto para realizarem as convenções partidárias que escolherão os candidatos a prefeito e vice das coligações.