Distante de Hildebrandt, vereador Bruno Cunha fica entre dois pré-candidatos a prefeito para apoiar
O vereador Bruno Cunha, que está de mudança para o Cidadania, já definiu que o seu partido ficará entre os pré-candidatos a prefeito João Paulo Kleinubing (DEM) e Ricardo Alba (PSL), pois nos últimos meses não tem tido um bom entendimento com o prefeito Mário Hildebrandt (PODEMOS).
A gota d´agua ocorreu no último dia 6, quando o prefeito assinou um convênio com a Furb para castração de cerca de 800 animais de ONGs protetoras de animais e de famílias de baixa renda. Ele não convidou o vereador – que vinha, nos últimos três anos, lutando para que essa ação acontecesse no município – para a solenidade.
No momento, parece que os futuros candidatos a prefeito estão com a faca e o queijo nas mãos, mas com a proximidade da campanha, tudo pode mudar e muitos vereadores podem decidir o pleito com o trabalho de porta em porta para este ou aquele candidato.
Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina tem novo presidente
O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) elegeu por unanimidade, na quarta-feira, 11, o desembargador Jaime Ramos como o novo presidente. Foi eleito também, para ocupar o cargo de vice-presidente e novo corregedor, o desembargador Fernando Carioni.
Pela primeira vez a eleição do presidente do TRE-SC foi feita através de urna eletrônica.
A solenidade de posse aconteceu no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), em Florianópolis, onde Jaime Ramos assumiu o lugar do ex-presidente Cid Goulart Junior, que apresentou o relatório da sua gestão que teve como principal ação o cadastramento biométrico, atingindo 80% do eleitorado catarinense.
Jaime Ramos é natural de Lages, graduou-se em Direito na UFSC (Florianópolis), em 1978, e se especializou em Direito Processual pela Furb (Blumenau). Ele se tornou Mestre em Ciência Jurídica na Univali (Itajaí).
No seu discurso de posse, o novo presidente enfatizou a importância do combate às fake news e também fez questão de frisar a confiabilidade das urnas eletrônicas no processo eleitoral do país.
“Não pode alguém, sem um mínimo de prova, mas apenas por espírito de desestabilização, alegar, simplesmente alegar, que a urna eletrônica não é segura.”
Novas regras, velhas rusgas
O desembargador Jaime Ramos assume o TRE-SC já com as novas regras para as eleições deste ano. Do último dia 5 de março até o dia 3 de abril ocorre o período chamado de “janela eleitoral”, onde candidatos que já tem cargo eletivo podem trocar de partido sem perder o mandato. Já de 5 de julho a 20 de agosto os partidos deverão fazer as suas convenções para a escolha dos candidatos a prefeito.
Esses prazos têm desagradado muitos vereadores, pois por conta da proibição de coligações nas candidaturas proporcionais e do prazo para troca de partido ser bem antes das efetivações das candidaturas a prefeito, eles se vêem na obrigação em irem para novos partidos quase no escuro, pois não terão a certeza que esse ou aquele pré-candidato a prefeito realmente se candidatará.
Um exemplo é o próprio Bruno Cunha, que assumiu o partido CIDADANIA com a intenção de montar uma nominata capaz de eleger um bom número de vereadores, mas não saberá, até o fim da janela eleitoral, se os candidatos a prefeito que pretende apoiar – Kleinubing e Alba – vão realmente concorrer.