X
X

Buscar

Fecam entra em crise política após desmandos dentro da entidade

O prefeito de Araquari, Clenilton Carlos Pereira (PSDB), assumiu a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) no último dia 20 de janeiro.

Com ele assumiram o Conselho Executivo como 1ª vice-presidente a prefeita de Vargem, Milena Becher (PL), 2º vice-presidente o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), 3º vice-presidência o prefeito de São Carlos, Rudi Sander (PP), os tesoureiros Jorge Koch (MDB), prefeito de Orleans, e Paulo Henrique Muller (DEM), prefeito de Bombinhas e também o 1º secretário, Edemilson Canale (PSD), prefeito de Seara, e a 2ª secretária Luzia Vacarin (PSDB), prefeita de Cunha Porã.

Mas o presidente empossou o ex-deputado estadual Jailson Lima (PT) como consultor de saúde da entidade, que junto com a ex-prefeita de São Cristóvão do Sul, Sisi Blind (Progressistas), que já foi presidente da Fecam, são acusados de fazerem demissões de pessoas técnicas da entidade para abrir espaço para a contratação de ex-prefeitos, ex-vereadores e pessoas ligadas aos dois.

Segundo o estatuto da Fecam, só pode haver contratações e demissões com a aprovação desse Conselho Executivo, e nenhuma dessas demissões sequer chegaram ao conhecimento dos membros. Outra mudança que não era sabida pelos prefeitos do conselho foi à troca da empresa de TI que prestava serviço para a Fecam, que acabou sendo substituída por outra de um amigo de Jaílson Lima. Segundo o ex-deputado estadual, essa troca da empresa de TI trará uma economia considerável para os caixas da Federação e as demissões sequer alteraram os trabalhos que já vinham sendo feitos dentro da entidade.

O ex-prefeito de Joinville, Udo Döhler (MDB), conversou com o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli (Progressistas), e também com os prefeitos Mário Hildebrandt (Blumenau) e Adriano Silva (Joinville) para que fosse feita uma reunião para pedir explicações do presidente Clenilton dessas movimentações.

Às 17 horas de terça-feira a reunião ocorreu e o presidente mostrou para os membros do Conselho Executivo que a sua administração servirá como um choque de gestão para fazer frente aos novos desafios. Clenilton disse na reunião que essas mudanças vão proporcionar uma economia de aproximadamente R$ 1,3 milhão por ano, o que equivale a 20% do orçamento da entidade.

A Fecam é uma entidade privada que é mantida pelas 295 prefeituras de Santa Catarina, que repassam um valor proporcional para a Federação colocar a disposição dos municípios serviços técnicos de análises diversas. Mas depois de toda essa explicação para os membros da diretoria, nada ficou efetivamente esclarecido e o prefeito Mário Hildebrandt, de Blumenau, emitiu uma nota na noite de ontem informando que não fazia mais parte do Conselho Executivo. Na nota, Hildebrandt explicou que faz gestão de uma maneira diferente. “Cada gestor tem sua maneira de trabalho e percebo que a minha é diferente na forma como as ações foram conduzidas e por isso pedi meu desligamento. Entendo que uma gestão deve ser composta por membros que busquem o consenso e dividam as decisões antes de tomá-las. Desejo sucesso à atual gestão e seus membros”, ressaltou Mário.

De quebra, a prefeita de Vargem que era a 1ª vice-presidenta, Milena Becher, também renunciou ao cargo que ocupava na Fecam por não entender os motivos das decisões sobre os desligamentos e as novas contratações feitas sem o conhecimento dos demais membros. Ela considerou essas mudanças equivocadas e disse que não poderia participar de uma diretoria que não informa as decisões Mara os seus membros.

O prefeito de Seara, Kiko Canela, também comunicou que deixaria o cargo de 1º secretário, mas depois de um pedido do presidente Clenilton Pereira para que reconsiderasse, ele voltou atrás e permaneceu no cargo.

O fato é que a Fecam implodiu em apenas 20 dias de mandato da nova diretoria e agora terá que juntar seus cacos para que a entidade não vire mais uma federação montada de forma política em favor de quem a comanda.

A entidade tem agendado para esta quarta-feira, 10, uma reunião, às 14h30, do Conselho Político para apresentação institucional da Fecam, que deve também ter mais explicações de tudo que aconteceu por conta das mudanças internas.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube