X
X

Buscar

Informações desencontradas colocaram SC como um dos estados com chance de apagão de insumos

Na última quarta-feira, 13, o Ministério da Saúde informou para o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, que apenas os estados do Acre, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco e Santa Catarina correm o risco de não terem o estoque suficiente de agulhas e seringas para começar a vacinação contra a Covid-19, caso houvesse a disponibilidade imediata das 30 milhões de doses.

Essas informações foram prestadas pelo ministério após o MPF solicitar que o Governo Federal comprovasse o estoque de insumos para uma vacinação em massa das primeiras quatro fases estipuladas pelo Ministério da Saúde. Foi informado também que, como a distribuição de vacinas será feita de forma gradual, de acordo com a disponibilidade dos laboratórios, o risco de faltar seringas e agulhas é baixo.

Essa informação chamou a atenção do deputado estadual Kennedy Nunes (PSD), que é um dos deputados na Alesc que mais combatem as ações do Governo do Estado. Ele encaminhou um ofício para o secretário de Saúde, André Mota Ribeiro, pedindo informação de quantas seringas o estado tinha em estoque. O secretário respondeu que esse questionamento deveria ser feito para a Casa Civil.

Num vídeo postado na sua rede social, o deputado Kennedy disse que o Governo do Estado comprou 590 mil seringas sem considerar o consumo diário, o que teria comprometido o estoque para o início da vacinação contra a Covid-19.

Como não recebeu a informação oficial do governo, Kennedy Nunes foi até o a Central Estadual de Armazenagem e Distribuição de Imunibiológicos e Insumos do Governo do Estado, na cidade de São José, e conferiu que há cerca de 5 milhões de seringas e agulhas armazenadas a espera das vacinas que serão enviadas pelo Governo Federal.

Na noite de sexta-feira, 15, o governador Carlos Moisés encaminhou um vídeo informando que o estado está pronto para iniciar campanha de vacinação contra o coronavirus. Segundo o governador, já há todos os insumos necessários para executar as três primeiras fases da vacinação definidas pelo Ministério da Saúde e em até 24 horas o Governo do Estado colocará em todos os municípios catarinenses as vacinas que o Governo Federal destinará ao estado de Santa Catarina.

Segundo o Ministério da Saúde, na primeira fase serão imunizados os trabalhadores da saúde, idosos a partir de 75 anos e pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência, como asilos e instituições psiquiátricas.

Na segunda fase receberão a vacina pessoas de 60 a 74 anos de idade e na terceira fase serão as pessoas com alguma diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave.

O plano do Governo Federal esclarece que não deverão receber a vacina os menores de 18 anos, gestantes e pessoas que apresentarem reação anafilática confirmada a qualquer componente das vacinas contra a Covid-19.

Na tarde de sexta-feira, 15, a vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina Soar, que está coordenando o Plano Municipal de Imunização na cidade, informou que a vacinação dos blumenauenses ocorrerá no setor 1 do Parque Vila Germânica e com agendamento das pessoas que se enquadram nos três grupos iniciais para evitar a aglomeração.

Segundo ela, a cidade tem 68 mil pessoas que inicialmente tem direito a vacina e, depois de receberem a primeira dose, terão que ser acompanhadas para, posteriormente, receberem a segunda dose conforme estipulado pelos laboratórios.

Veja abaixo o vídeo do governador Carlos Moisés da Silva