X
X

Buscar

Lideranças políticas se pronunciam sobre a operação do MP e Polícia Civil na “rachadinha” do Samae

Algumas lideranças políticas se posicionaram sobre a investigação do Ministério Público e da Polícia Civil no caso das horas extras do Samae.

No caso, o ex-diretor de Operações, Guto Reinert, que também foi candidato a vereador nas eleições municipais deste ano pelo Podemos, supostamente se favoreceu do pagamento de horas extra e sobreaviso para alguns funcionários.

Sendo que este dinheiro pode ter financiado a sua campanha em 2020. Segundo o delegado Lucas Almeida, a polícia fez uma diligência na quinta-feira, 11, na casa de um dos suspeitos. Lá, acabou encontrando R$ 202 mil em espécie, o que piorou ainda mais situação de todos os envolvidos.

Em sua rede social, o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) respondeu a um dos comentários de sua postagem sobre Blumenau ser a 10ª cidade em qualidade de vida que a investigação acontecerá, que a Prefeitura dará todo o suporte necessário para a justiça e que se as irregularidades forem comprovadas, que os responsáveis sejam punidos. Os servidores citados na investigação já foram afastados e também já abrimos uma sindicância interna para averiguar a situação, além do processo da Polícia Civil. Não admito nenhum tipo de corrupção no meu Governo e por isso outros servidores, de outras Secretarias, já foram afastados em outros momentos. Será feito dessa mesma forma”.

O médico João Natel, do PDT, escreveu que Hora Extra! A Prefeitura de Blumenau não sai das páginas policiais. A “corrupção branca” impera (a troca de “favores” por cargos comissionados, geralmente ocupados por apadrinhados políticos e sem qualificação para as funções). Corrompidos e corruptores devem ser igualmente responsabilizados. Cabe a Justiça, inclusive a Eleitoral, agir exemplarmente.

Já o deputado estadual Ricardo Alba (PSL) fez um vídeo que disse que Eu falei isso antes, durante, e agora após a campanha: a prefeitura de Blumenau é um antro de corrupção. Agora a polícia começa a mostrar isso. Enquanto o prefeito mandava a cidade inteira ficar em casa para se cuidar do Covid-19, a administração dele pagava horas extras ilegais para alguns servidores fazerem caixa de campanha… Essa é a administração do prefeito Mário, a propina comendo solta na prefeitura.

Ivan Naatz (PL) também se pronunciou referente ao assunto. Ele disse que “estou muito feliz que a polícia está fazendo a parte dela. É importante que o poder judiciário faça a sua parte, que a polícia faça a sua parte e a gente combata cada vez mais a corrupção. Toda pessoa que desvia o dinheiro público deve ser perseguida e processada. então vamos aguardar o desenrolar das coisas e feliz que a polícia está trabalhando”.

A declaração mais forte veio do promotor Odair Tramontin (Novo) que escreveu o seguinte texto:

Antes da nossa semana terminar vale uma reflexão sobre um fato importante que veio à luz e que mexe diretamente nas nossas vidas, nos nossos bolsos. A operação da Polícia Civil, que levou o nome de Soldo Inflado fez busca e apreensão na casa de suspeitos envolvidos do pagamento ilegal de horas extras para funcionários do Samae. Na casa de um deles foram encontrados mais de R$ 200mil. De acordo com o delegado à frente da investigação, parte dos valores pagos a alguns funcionários eram dados a um ex-diretor para financiar ilegalmente a sua campanha eleitoral.

Mas além de saber disso, precisamos estar atentos. O que mais não estamos vendo?

Talvez esteja aí uma boa explicação para o fato de que das 800 toneladas de lixo reciclável que nós separamos nas nossas casas todos os dias, lavando pra que tenham o destino correto e limpo, apenas 220 toneladas têm a destinação adequada. O resto fica a céu aberto e depois vai para o aterro sanitário, dentre tantos outros absurdos que acontecem no SAMAE.

A questão é que pagamos muito mais caro que cidades vizinhas para termos um serviço de tratamento de lixo, orgânico e reciclável, infinitamente inferior. Algo está muito errado e somos nós cidadãos que pagamos a conta.
Pensem e me digam o que acham!


Receba notícias no seu WhatsApp: basta clicar aqui para entrar no grupo do jornal

Clique aqui e inscreva-se no canal no YouTube do jornal O Município Blumenau. Vem muita novidade por aí!