Oktoberfest 2020 deve ser realizada e pode se tornar festa modelo para o Brasil neste ano
É bem provável que na próxima sexta-feira, 29, ou mais tardar na segunda-feira, 1, o prefeito Mário Hildebrandt e Marcelo Greuel, presidente do Parque Vila Germânica, venham a público anunciar a realização da Oktoberfest 2020.
Obviamente que isso ainda não é uma informação confirmada por ambos, até porque acontecerão algumas reuniões durante a semana para avaliar aspectos importantes referente à segurança das pessoas e principalmente a implantação dos cuidados com a saúde para que ninguém corra o risco de contaminação em tempos de coronavírus.
Conversei com Marcelo Greuel na tarde de terça-feira, 26, e ele garantiu que antes de pensar na festa e na economia, pensa-se em primeiro lugar na vida das pessoas, e isso eles não abrem mão.
A administração como um todo está preocupada sim em como a organização deva se posicionar referente aos protocolos para receber os blumenauenses e os turistas numa festa que, hoje, serve de balizamento para as demais em Santa Catarina e no Brasil.
Muitas prefeituras estão esperando a decisão de Blumenau sobre a Oktoberfest para que elas decidam também se farão as suas festas em 2020.
Eisenbahn apresenta projeto
Mas os trabalhos na Secretaria de Turismo não param e esta semana a Cervejaria Eisenbahn fará a apresentação da decoração da Oktoberfest 2020 para os organizadores. As outras sete cervejarias artesanais, que também exploram a festa, continuam acreditando que é possível a realização da Oktober ainda em 2020.
O túnel de desinfecção instalado na empresa Coteminas, em Blumenau, é uma alternativa estudada pelo Parque Vila Germânica para também ser instalado em todas as entradas da Oktoberfest, caso ela seja realizada em 2020.
Na sua primeira edição, em 1983, se manteve a realização da Oktoberfest para levantar o ânimo da população de uma cidade que tinha passado por uma das maiores enchentes já vistas em Blumenau e hoje ela pode estar servindo também para não deixar morrer toda uma cadeia produtiva, que deverá ser uma das ultimas a voltarem ao normal em tempos de Covid-19, que é o turismo e a cultura.
A Oktoberfest gera cerca de 6 mil empregos diretos e indiretos e aproximadamente mil músicos passam todos os anos pelos palcos da maior festa alemão do Brasil.
Economicamente, a Oktoberfest gera muita renda para ambulantes, restaurantes, rede hoteleira e comercio local e o investimento da administração pública na festa representa somente 3,89%, sendo que o restante é gerado pelas empresas que exploram a festa durante os 19 dias de folia.
Pode ser que ela não ocorra em outubro, mas por todos esses aspectos que enumerei, acho muito pouco provável que a Oktoberfest 2020 não aconteça.
Gramado confirma seu Natal Luz 2020
A prefeitura de Gramado, no Rio Grande do Sul, já confirmou o evento do Natal Luz, que vai iniciar no dia 22 de outubro de 2020 e vai até 30 de janeiro de 2021. Segundo a secretária adjunta de turismo da cidade gaúcha, Rosângela Potter, a cidade fez investimentos importantes na área do turismo, até porque o setor representa 86% da economia local, e já está recebendo os turistas nos diversos hotéis da cidade.
Foram implantados protocolos para evitar o contágio, como o café da manhã dos hotéis nos quartos, restaurantes com espaçamento entre as mesas e espaços onde antes tinha aglomerações de pessoas fechados.
Segundo ela, a cidade implantou os protocolos da Organização Mundial de Saúde repassado pelo Ministério da Saúde e também segue a risca as orientações do governo do Rio Grande do Sul.
A cidade só teve 5 casos confirmados de coronavírus, sendo que um era um turista, e agora passam pelo período de maior frio do ano, mas mesmo assim Rosângela acredita que até o início do Natal Luz a curva de contágio no Brasil já esteja em declínio.
Caso essa previsão não se confirme e o número de contaminados ainda esteja na curva ascendente, aí sim a Gramadotur poderá rever a sua posição de manter o Natal Luz em 2020.