X
X

Buscar

VÍDEO: Presidente da Facisc afirma que comércio vai abrir na segunda-feira

Na tarde de terça-feira, 7, Johnny Zulauf, presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), teve uma reunião com o comitê de crise do Governo do Estado e saiu de lá já com todo o regramento para a retomada das atividades do comércio do estado na próxima segunda-feira, 13.

A reunião aconteceu porque o governador Carlos Moisés não deixou claro se irá ou não prorrogar mais uma vez a quarentena no estado de Santa Catarina.

Segundo Johnny, se não houver grandes modificações nos indicadores mapeados pelo comitê, o comércio volta com as suas atividades regulares na plenitude. Ficou definido também que apenas os setores de transporte de passageiros e os estabelecimentos que concentram grande aglomeração de pessoas, como shoppings, igrejas e eventos, continuarão fechados e sem data definida para abrir.

Ideia de catarinense é aceita pelo Ministro Paulo Guedes

O governo federal vai antecipar os feriados de 2020 para o período de quarentena. A sugestão foi dada pelo diretor do SPC Brasil, Roque Pelizzaro Junior, e foi bem aceito pelo ministro da economia, Paulo Guedes.

Sem dar muitos detalhes de como isso vai acontecer, Guedes disse que é uma forma de compensar o comércio pelos dias de portas fechadas por conta da quarentena contra o coronavírus.

A ideia surgiu numa reunião on-line com representantes das Federações das Câmaras dos Dirigentes Lojistas de todo o país. Roque Pelizzaro Junior, é natural de Curitibanos, e já presidiu a FCDL de Santa Catarina por dois mandatos, entre os anos de 2005 a 2013, e também já comandou a CNDL de 2007 a 2014.

Por ser economista, tem bom trânsito no governo e é uma das pessoas mais influentes no comércio nacional.

As movimentações no Vale do Itajaí

O prefeito André Moser (PSDB), de Indaial, sancionou uma lei aprovada na Câmara de Vereadores que permite que o contribuinte pague os tributos municipais com cartão de crédito ou débito. Dessa forma, quem for pagar com o cartão de crédito, poderá parcelar em até 12 vezes, respeitando a legislação vigente de parcelamento e dos acréscimos. A medida não inviabiliza do indaialense de utilizar as outras formas de quitação dos tributos.

Na terça-feira, 7, o prefeito de Timbó, Jorge Krüger (PP), anunciou mudanças no seu secretariado. Com a saída do secretário de educação, Alfroh Postai, e do diretor da fundação de esportes, Márcio Elísio, provavelmente para disputarem as eleições deste ano, Moser nomeou a professora Márcia Mellies como nova secretária de educação e para a Fundação de Esportes empossou a professora de educação física, que já foi atleta em Timbó e trabalha há 6 anos na autarquia, Júlia de Freitas.

Já em Pomerode, a Casa Branca Pousada e Boutique aderiu ao projeto #hospitalityhelps, criado pela empresa americana Cloudbeads, que faz a gestão de software para hotéis. A pousada vai hospedar, por um mês e sem custo, dois enfermeiros que chegaram na cidade para trabalhar na secretaria de saúde de Pomerode. A pousada disponibilizou 15 leitos para serem usados nesse programa.