X
X

Buscar

Animais do Zoo de Pomerode recebem cuidados extras durante o inverno

Bichos têm espaços climatizados para se aquecer e recebem acompanhamento nutricional diferenciado

Nem todos os animais que estão no Zoológico de Pomerode são nativos da nossa região. Isso faz com que, durante os dias mais frios do ano, as condições de vida de algumas das espécies abrigadas no local precisem de atenção extra.

De acordo com o biólogo e responsável técnico do Zoo, Claudio Maas, certos répteis são os que mais exigem cuidados. Alguns ficam em ambientes com temperaturas controladas na casa dos 30 graus durante todo o dia.

“As serpentes que são daqui conseguem lidar com a nossa variação de temperatura. Esses animais que são de outros locais não conseguem”, explica.

Caso a temperatura artificial não fosse administrada, os répteis poderiam parar de comer e até morrer.

Mamíferos

Segundo Maas, as girafas e leões, que vêm de regiões africanas, passam naturalmente por alterações climáticas ao longo do dia. No entanto, o Zoo prepara uma espécie de casa onde o animal consegue entrar para se esquentar, se ficar incomodado com a temperatura baixa. Nessa toca há climatização com aparelhos de ar-condicionado.

O mesmo acontece com primatas ou mamíferos de pequeno porte. Eles têm a opção de entrar em um local com temperaturas mais altas e feno. Dentro desse local o ar-condicionado fica ligado 24 horas.

Maas conta que nestes casos funciona como quando nós, humanos, começamos o dia com mais casacos, e no decorrer do dia vamos tirando. Os profissionais dão aos animais a opção de ficar dentro da casa mais quente, ou do lado de fora em temperatura ambiente.

Aves

Para as aves, os profissionais do Zoo precisam instalar barreiras de vento. De acordo com Maas, o zoológico não trabalha com nenhuma espécie que precise ser removida do local por causa do frio.

Em relação à alimentação, eles utilizam um suplemento dietético com maior quantidade de calorias para compensar a temperatura externa baixa.

“Como o calor é produzido pelo metabolismo celular, aumentando calorias conseguimos controlar”, explica.

Dentro da água

Os animais que vivem mais tempo dentro da água, como jacarés, cágados e hipopótamos, precisam de exposição ao sol diária. Faça, frio ou calor. São espécies que também comem menos no inverno.

Ursos

A ideia de que os ursos hibernam durante o inverno é equivocada. Segundo Maas, eles apenas dormem mais, e comem e bebem em menores quantidades durante a temporada mais fria.

No fim do verão, há ursos que chegam a comer 20 quilos de alimentos por dia. No inverno, há animais que passam a ingerir apenas 200 gramas.