X
X

Buscar

Serra de Santa Catarina registra a primeira neve do inverno

Massa de ar polar, típica da estação, derrubou temperaturas na região serrana

Santa Catarina teve o primeiro registro de neve do inverno 2018 nesta terça-feira, 10. O fenômeno ocorreu na madrugada e amanhecer em municípios das áreas mais altas do Planalto Sul, como Urupema, Urubici, Bom Jardim da Serra e São Joaquim. Nesse período, os termômetros marcaram temperatura próxima de 0 °C.

O frio será ainda mais intenso nos próximos dias, com madrugadas geladas e geada em SC, enquanto a condição de neve permanece somente nesta terça-feira.

Previsão do tempo em Blumenau

Amassa de ar seco e frio de origem polar deixa o tempo estável em Blumenau e provoca queda acentuada na temperatura ao amanhecer, com mínimas entre 7 ºC e 9 °C entre quarta e sexta-feira. No decorrer dos dias, apesar da presença do sol, a temperatura não se eleva muito: máximas ent 18 ºC e 20 °C com sensação de frio devido aos ventos que sopram de sudoeste.

Chance de neve

A ocorrência de neve depende da combinação de frio com umidade. Confira abaixo a explicação da Epagri/Ciram para o fenômeno desta terça-feira.

O frio veio com a massa de ar polar, trazida por um anticiclone (alta pressão) com centro entre o norte da Argentina e Uruguai (letra A na Figura 1). A umidade que chega ao sul catarinense é transportada do mar pela presença de um ciclone (baixa pressão) próximo à costa (letra B na Figura 1).

Figura 1 – Circulação de ventos em superfície no dia 10/07/2018, 08:00h (11:00Z), elaborada a partir de informações de METAR. (Elaboração: Mariana Liberato/Epagri).

Entre o anticiclone (ventos girando no sentido anti-horário) e o ciclone (ventos girando no sentido horário), forma-se uma pista de vento sul de forte intensidade, atingindo principalmente as regiões da Grande Florianópolis e sul de SC. No município de Rancho Queimado, foram registradas rajadas de 76 km/h nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (10/07).

Assim, além do frio intenso e das belas paisagens na serra, os sistemas atmosféricos predominantes no sul do Brasil (Figura 1) propiciam condições adversas de mar (ver Aviso de Mar).