X
X

Buscar

Servidores da Receita Federal de Blumenau aderem a protesto nacional

Auditores fiscais criticam ações do TCU e STF que censuram análise de dados de autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário

As notícias de ingerências externas ao trabalho da Receita Federal mobilizou auditores fiscais de todo o país para um ato nesta quarta-feira, 21. Em Blumenau, os profissionais se reuniram em frente à delegacia, no Centro, e, vestidos de preto, estenderam uma faixa em alusão ao Dia Nacional de Luto.

“Não existe foro tributário privilegiado. Os auditores podem e devem fiscalizar autoridades como é feito com qualquer outro cidadão”, defendeu Fabiano Liberato, presidente da Delegacia Sindical do Sindifisco de Blumenau.

Liberato cita como exemplo as últimas ações do Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal de Contas da União (TCU). O afastamento de dois auditores que analisavam dados fiscais do Ministro Gilmar Mendes gerou revolta na categoria.

“Entendemos isso como uma grande injustiça, pois eles estavam fazendo o trabalho deles, de combate a algo ilícito, corrupção, lavagem de dinheiro e etc…”, disse Liberato.

Recentemente o TCU solicitou os nomes de todos os servidores que acessaram dados de autoridades dos três poderes. Após as ações consideradas nocivas à liberdade profissional dos auditores fiscais, organizou-se o Dia Nacional de Luto, que acontece em todas as unidades onde eles atuam, como capitais, alfândegas, portos e aeroportos.

“Não se trata de paralisação, por enquanto. Mas queremos fazer um alerta e retomar a mobilização da categoria em defesa da Receita Federal”.

Na delegacia de Blumenau, que abrange o Vale do Itajaí, são cerca de 45 auditores. Apesar da mobilização, nenhum serviço ao cidadão foi prejudicado. De acordo com os organizadores, deve haver novos atos em breve.