Sete das dez aldeias Xokleng estão alagadas em José Boiteux
São mais de 500 famílias atingidas
Na tarde desta quinta-feira, 12, o deputado estadual Marquito (Psol) divulgou nas redes sociais a situação da Terra Indígena Laklãnõ Xokleng, onde sete das 10 aldeias estão alagadas.
Segundo o deputado, a Barragem Norte de José Boiteux está com 70% da capacidade ocupada pelas águas. “São mais de 500 famílias atingidas, que estão isoladas ou acampadas em abrigos”, diz a publicação. A barragem foi fechada no dia 8.
Conforme informações de uma assessora do deputado que está no local, os barcos enviados pelo governo de Santa Catarina não tem motor, a ambulância foi enviada sem motorista e a comunidade não tem acesso a água potável.
> Leia também: Barragem Norte em José Boiteux: entenda conflito entre indígenas e governo
As estradas de acesso ao local também estão com passagem inviável. Entretanto, uma médica voluntária está no local atendendo as comunidades, mas as aldeias isoladas seguem sem atendimento.
Segundo Marquito, a Secretaria de Saúde Indígena enviou suprimentos, mas a urgência é conseguir um médico de plantão para atender as aldeias atingidas. A comunidade disponibilizou um PIX para receber doações. As chaves são: 46694281/0001-20 ou juventudexokleng@gmail.com.
Para doações de alimentos, produtos de higiene pessoal, colchões, cobertas e quaisquer itens que possam auxiliar os afetados, entre em contato com Griselda (47) 99115-7316.
Veja agora mesmo!
Clube Blumenauense de Caça e Tiro mantém vivo o tiro olímpico na cidade: