Seterb compra ônibus-cinema para ações de educação de trânsito em Blumenau

Investimento de R$ 592 mil são oriundos dos recursos de multas de trânsito

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb), apresentou nesta terça-feira, 4, o ônibus-cinema que será utilizado pela Escola Pública de Trânsito (EPT). A partir do início do ano letivo no município, programado para ocorrer no dia 6 de fevereiro, a EPT utilizará o veículo para ações educativas e de conscientização.

Além das ações voltadas para educação no trânsito, o veículo servirá como base administrativa, com atendimento móvel da secretaria. Ao todo, a Seterb investiu R$ 592 mil na aquisição e adaptação do ônibus. Os recursos para a compra do veículo são oriundos dos recursos das multas de trânsito.

O ônibus é equipado com 14 poltronas disponíveis para transporte de passageiros, sendo uma adaptada e rampa traseira para acesso de cadeiras de rodas e dois lugares para cadeirantes. O carro também conta com sete monitores e um sistema de multimídia HDMI com projetor e sistema de som para exibição de vídeos e apresentação de slides.

Além disso, está equipado com conectores USB e tomadas de 220v, que são alimentadas por um gerador, além de um rádio comunicador, 15 câmeras de monitoramento, internas e externas, giroflex e sirene.  O ônibus ainda possui dois guichês para atendimento ao público.

Base administrativa

Além das ações educacionais, o veículo servirá como base móvel administrativa e oferecerá diversos serviços, focando na descentralização das demandas. Com a unidade móvel da secretaria, a comunidade poderá ter a disposição serviços como credenciais de vagas especiais, análise de recursos de multas e boletim de ocorrência, por exemplo.

As ações utilizando o ônibus nas unidades escolares iniciam junto com o ano letivo no município. As primeiras escolas a receber o ônibus serão as unidades que contam com os semáforos escolares que foram instalados no decorrer do mês de janeiro.

“Queremos conscientizar a população, principalmente os alunos sobre a importância destes equipamentos e a segurança que a utilização deles trará”, afirma o coordenador da Escola Pública de Trânsito, Marco Rabello.

Foto: Michele Lamin

Ciclo-Escola

Na ocasião também foi apresentado o programa Ciclo-Escola, que consiste em atividades educativas realizadas nas unidades escolares com alunos que utilizam bicicletas como forma de transporte no trajeto casa/escola e escola/casa. As atividades buscam educar as crianças sobre a forma de utilizar a bicicleta no trânsito, mostrando o comportamento defensivo ideal.

Em levantamento prévio, a Seterb identificou 590 alunos que utilizam a bicicleta como meio de transporte e que, durante a programação educativa, receberão capacetes para utilizar no descolamento diário.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo