Seterb pretende ter modernização e terceirização da Área Azul em julho
Edital de licitação deve ser lançado nas próximas semanas
Defasado há muitos anos, o sistema de estacionamento rotativo de Blumenau terá novidades e modernização nas próximas semanas. A Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb) pretende lançar ainda em maio o edital para contratar uma empresa terceirizada que ficará responsável pelas melhorias no sistema da Área Azul.
De acordo com o secretário Alexandro Fernandes, os trâmites já estão avançados, faltando apenas alguns detalhes burocráticos. Assim como aprovado em projeto na Câmara de Vereadores, o sistema poderá ter a partir da modernização, a possibilidade de pagamentos por cartões de crédito e débito, PIX e dinheiro. Além disso, contar com aplicativo para celular, QR Code, parquímetros e comércios cadastrados.
“Buscamos um novo modelo de estacionamento rotativo na cidade, com o objetivo de gerar rotatividade e disponibilidade de vagas em áreas comerciais. Facilitar a vida do cidadão com diversas formas disponíveis de pagamento e diversas ferramentas para facilitar o estacionando”, explicou o secretário da Seterb, Alexandro Fernandes.
Além do avanço para o usuário, a mudança também tende a render mais recursos ao município. Atualmente, a prefeitura nem sempre consegue “lucrar” com o serviço. Segundo o secretário, há meses o custo operacional é maior que o valor recebido e outras sobra um pouco, não gerando um resultado financeiro.
“Com o novo modelo acreditamos que cumprirá sua função principal que é gerar a rotatividade nas vagas determinadas, gerando melhor resultado para todos, principalmente áreas comerciais e ainda gerará um valor que poderemos aplicar em ações de melhoria de trânsito e também como prioridade na melhoria do transporte coletivo”, comenta o secretário.
O contrato será de 12 meses com possível prorrogação de no máximo cinco anos. Com o edital sendo lançado ainda em maio, a expectativa da Seterb é que a empresa possa ser contratada e iniciar o trabalho até julho deste ano.
Concessão
Apesar do serviço modernizado ser contratado via terceirização, o município ainda trabalha com a intenção de concessionar o serviço. Os estudos continuam sendo feitos internamente na prefeitura, tendo a participação de diversas secretarias, incluindo a Seterb.
Apesar de um assunto já debatido há algum tempo, não há prazo ou expectativa de quando o plano possa ser colocado em prática.