Seterb quer lançar novo edital para lombadas eletrônicas em Blumenau
Secretário afirma que novo estudo está na fase final
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb), deve lançar em breve um novo edital para a contratação de uma empresa que vai instalar lombadas eletrônicas na cidade. Ao menos essa é a expectativa do Secretário Jefferson Voigtlaender. Segundo ele, os estudos necessários para iniciar o processo de licitação já estão nas fases finais, mas não há como precisar uma data para que isso ocorra.
Blumenau está há quase sete meses sem lombadas eletrônicas funcionando. Em agosto do ano passado, um edital foi lançado, porém, por conta de uma mudança na legislação nacional, teve que ser interrompido.
Aliás, foi por conta dessa alteração, somado ao período eleitoral que o edital ainda não foi lançado. Todo o estudo feito naquela época, precisou ser reajustado para as novas regras.
No antigo edital, a cidade teria 70 lombadas instaladas em 31 pontos da cidade. Desta vez, a Seterb ainda não tem dados de quantidades e quais locais devem receber os aparelhos de controle de velocidade.
Entretanto, a expectativa é que não existam tantas alterações neste sentido e que as ruas que tenham histórico de alta velocidade ou acidentes sejam as escolhidas. Normalmente essas são as chamadas vias arteriais, como por exemplo rua Bahia, rua 2 de Setembro, Via Expressa e etc.
Travessias elevadas
Por mais que não sejam consideradas redutoras de velocidade, mas formas de acessibilidade, as faixas elevadas também são solicitadas pelos moradores quando percebem a alta velocidade em algumas ruas. Nas últimas semanas 10 foram implantadas na cidade, em um investimento de R$ 1,5 milhão – recursos provenientes de multas.
Mas nem todas as ruas podem receber uma faixa elevada. De acordo com Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan) de Blumenau, o Código de Trânsito impede a instalação em vias arteriais ou corredores por exemplo.
Além disso, para estarem aptas a receber, as vias precisam ter limite de velocidade de 30 km/h e necessitarem de maior acessibilidade para pedestres.