“Seu legado jamais será esquecido”; Prefeitura de Blumenau decreta luto de três dias pela morte de Adalberto Day
Pesquisador morreu na noite desta segunda-feira
A Prefeitura de Blumenau decretou luto de três dias pelo falecimento do cientista social e pesquisador da história Adalberto Day. Com 70 anos e lutando contra o câncer, ele faleceu na noite desta segunda-feira, 15, deixando esposa, duas filhas e netos.
“Todos perdemos com a morte de Adalberto Day. A história de Blumenau vive um dia triste. Um homem que se dedicou a manter viva a história de Blumenau e tornou-se referência para todos que buscavam conhecer mais sobre a cidade. Adalberto não está mais entre nós, mas seu legado jamais será esquecido”, declarou o prefeito Mário Hildebrandt.
Apaixonado pelo bairro Garcia, Adalberto deixa um legado de trabalhos comunitários, sociais e pesquisas. Ele era proprietário de um blog que contava a história de Blumenau, um dos principais da cidade e referência para muitas pessoas.
De acordo com uma postagem no blog, Adalberto comenta que em 2012 foi diagnosticado com câncer na base do crânio. Já em 2023 encontrou outro tumor nos ossos da boca. Ele deixa esposa, filhas, neta e demais familiares e amigos enlutados.
“A obra de Adalberto Day é grande, incontável, impossível de ser mensurada diante de tanto que ele fez pela memória, pela reflexão de nosso passado, movido pela sua curiosidade e paixão”, postou o amigo André Luiz Bonomini na rede social. “Estou triste. Perdi um amigo, um mentor, uma inspiração”, lamenta.
O velório e cerimônia de despedida do pesquisador ocorrem no Cemitério São José, localizado no Centro de Blumenau, ao longo da manhã e início da tarde desta terça-feira.