X
X

Buscar

Sihorbs chega aos 50 anos representando e qualificando hotelaria, bares e restaurantes de Blumenau e região

Sindicato vem realizando palestras, cursos e lutando por políticas públicas pela classe

Se Blumenau e as cidades próximas conseguiram consolidar a região com o nome de Vale Europeu, muito se deve à hospitalidade e a gastronomia locais, além de um trabalho de preparação voltada para ambientar os turistas e visitantes para esta atmosfera. E uma entidade fundamental para esta caminhada é o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau (Sihorbs), que representa também outros 40 municípios.

Neste ano, o Sihorbs completou 50 anos. Fundado em 1974, a entidade atua como a ponte entre o poder público e a categoria, buscando políticas públicas que possam beneficiar o setor. Além disso, vêm cumprindo o papel de diálogo com a classe trabalhadora, mantendo uma boa relação com o sindicato laboral, o que tem frequentemente refletido em convenções salariais satisfatórias para todos os envolvidos.

Mas, além disso, o Sihorbs vem adotando cada vez mais uma postura auxiliadora dos empreendedores do ramo. Isto porque tem promovido cursos, palestras e trocas de informações, ampliando o network dos associados e dando a eles acesso a ferramentas que podem colaborar com seus negócios.

“Nós também temos buscado qualificar a mão-de-obra. O turista que vem para cá precisa ser bem recebido, a quem o atende precisa ter o conhecimento para tirar as dúvidas e melhor atender. Realizamos diversos cursos, muitos praticamente sem custos”, explica a presidente Tatiana Honczaryk, primeira mulher eleita para o cargo.

Lutas por políticas públicas

Além disso, o Sihorbs busca lutar para que alguns projetos de lei avancem localmente. É o caso da Lei do Engasgo, que obriga restaurantes a apresentar um cartaz explicativo sobre a manobra de Heimlich em restaurante. A manobra, que consiste em uma compressão abdominal, pode salvar vidas se aplicada corretamente, desobstruindo as vias respiratórias no caso de engasgo.

Isto já é lei no Distrito Federal, mas a luta agora é para que isto avance nacionalmente. O projeto foi aprovado na Câmara em novembro de 2023 e no senado em junho de 2024.

Outra bandeira do Sihorbs é para o combate à violência sexual contra mulheres com o fortalecimento da Lei nº 14.786/2023, conhecida como protocolo “Não é não”, que consiste em um amparo a vítimas de violência em espaços privados noturnos.

No dia 26 de setembro o Sihorbs irá organizar, no Centro Empresarial de Blumenau (CEB), um evento com o juiz federal do Trabalho Marlos Melek. Ele foi redator da Reforma Trabalhista no Palácio do Planalto. O tema será “Onde as empresas mais erram?”, explicando sobre jornada de trabalho, justa causa, MEI, banco de horas e outros temas que são de interesse da classe empresarial.

Leia também:

1. GRAVE – Cães maltratados e com fome já estavam praticando canibalismo em casa de Indaial; homem foi preso
2. Fim do estado de greve: trabalhadores do transporte coletivo de Blumenau aprovam proposta salarial
3. Roteiro Gastronômico começa nesta quinta-feira em Blumenau com mais de 30 opções de pratos
4. Confira quantas pessoas estão aptas para votarem em Blumenau neste ano
5. Homem é preso com 5 kg de maconha após se envolver em acidente, em Blumenau


Veja agora mesmo!

Dieter Gieseler explica para Sargento como foi dia em que faltou luz no show da banda Hellmann: