Sindicato afirma que banco de Blumenau não está respeitando normas da quarentena; agência nega
De acordo com a nota, Santander Select não teria reduzindo quadro de funcionários nem aplicando medidas de higiene
Na tarde desta quinta-feira, 2, o Sindicato dos Bancários de Blumenau e Região lançou uma nota de repúdio contra um banco do Centro da cidade. De acordo com o texto, o Santander Select, localizado na rua XV de Novembro, estaria desrespeitando uma decisão judicial. O gerente nega as acusações.
Entre os descumprimentos, estaria a ordem de reduzir o número de empregados presenciais em até 50% e fornecer equipamentos de proteção individual. Segundo o sindicato, a empresa não disponibilizou luvas, máscaras nem álcool gel para os funcionários e clientes.
O comportamento também iria contra o decreto estadual, que determina que bancos devem oferecer álcool gel para todos que acessarem o estabelecimento. Além de controlar o número de pessoas dentro do local.
“Mesmo diante das determinações judiciais e da Secretaria Estadual da Saúde, do apelo de especialistas do mundo todo e da própria Organização Mundial da Saúde (OMS), o banco Santander de Blumenau em sua agência Select insiste em colocar a vida de seus empregados e clientes em risco na busca incessante pelo lucro e pelo atingimento das suas metas, mesmo diante da grave crise mundial”, conclui o sindicato.
Entretanto, em contato com a reportagem, o gerente Daniel dos Santos Ligocki, afirmou que todos os equipamentos de proteção estão à disposição em toda a agência. Desde álcool gel para os clientes até luvas e máscaras para os empregados.
Segundo ele, a agência conta com dez funcionários. Destes, três estão trabalhando de casa e dois foram dispensados. “Logo na segunda-feira à tarde dispensamos mais uma funcionária, para não ultrapassarmos os 50%”, explicou.
Confira nota na íntegra
O Sindicato dos Bancários de Blumenau e Região vem manifestar seu TOTAL repúdio ao banco Santander Select, localizado na Rua XV de Novembro, nº 320, em Blumenau.
Totalmente insensível à situação da pandemia que o mundo está passando e, em especial aos empregados daquela agência, o banco Santander está descumprindo a decisão da justiça, conforme liminar obtida em 25 de março pelo Sindicato, a qual determina que o banco reduza para até 50% o número de empregados nas atividades presencias. Além de não fornecer luvas, conforme consta na sentença, a gerência geral daquela agência vem convocando TODOS os trabalhadores a comparecem ao trabalho diariamente, ignorando e desrespeitando a sentença do juiz da 4ª Vara do Trabalho de Blumenau.
O Santander também está descumprindo a Portaria nº 192 da Secretaria de Estado da Saúde, pois não está fornecendo nem máscaras cirúrgicas e nem álcool em gel aos seus funcionários e clientes, conforme determina a portaria para os trabalhadores bancários e de cooperativas do Estado, ignorando também as recomendações da autoridade de saúde do Estado de Santa Catarina.
Mesmo diante das determinações judiciais e da Secretaria Estadual da Saúde, do apelo de especialistas do mundo todo e da própria Organização Mundial da Saúde (OMS), o banco Santander de Blumenau em sua agência Select insiste em colocar a vida de seus empregados e clientes em risco na busca incessante pelo lucro e pelo atingimento das suas metas, mesmo diante da grave crise mundial. Por esta razão, o Sindicato que representa esta classe de trabalhadores e o bem estar de toda a sociedade, repudia publicamente a atitude deste banco.