X
X

Buscar

Sindicato afirma que Prefeitura de Blumenau está omitindo casos de Covid-19 em servidores

Eles cobram que todos os profissionais de saúde do município sejam testados para garantir atendimento nas próximas semanas

O Sindicato dos Servidores Públicos de Blumenau (Sintraseb) publicou uma nota no início da tarde desta segunda-feira, 27, alegando que a Prefeitura de Blumenau está omitindo o número de casos de Covid-19 entre os funcionários municipais.

Segundo eles, dentre os 167 casos confirmados do novo coronavírus na cidade, 18 são servidores municipais. Entre eles, 14 da saúde e 4 da educação. Nos boletins diários, a prefeitura não detalha informações sobre os pacientes.

Por este motivo, o sindicato está cobrando que a prefeitura realize a testagem rápida em todos os profissionais da saúde nas próximas 48 horas. Segundo eles, sem o exame, podem faltar funcionários nas unidades nas próximas duas semanas.

“A medida teria urgência depois do aumento do número de servidores confirmados com Covid-19 no serviço público e de vários casos suspeitos que foram afastados para tratamento ou investigação”, afirma.

Apenas neste sábado e domingo, Blumenau registrou 62 novos casos de Covid-19. De acordo com o prefeito Mário Hildebrandt, isso se deve a um maior número de testes sendo realizados. Entretanto, ele também cita o afrouxamento da quarentena como responsável pelos números.

Segurança de terceirizados

Outro caso mencionado na nota é de uma funcionária terceirizada, que presta serviço para a Orcali. Segundo o sindicato, ela teria sido infectada após trabalhar em um ESF onde quatro servidores também receberam o resultado positivo.

O Sintraseb pede que a prefeitura tome providências para garantir a segurança e saúde dos terceirizados. Especialmente dos que atuam nas unidades de saúde do município. De acordo com eles, muitos relataram não terem recebido treinamento especial e não possuírem EPIs adequados.

A reportagem entrou em contato com a Secretária de Saúde e com a Prefeitura de Blumenau. No entanto, até o momento, o município não se pronunciou sobre a situação.

Confira a nota na íntegra

COVID-19 | SINTRASEB ALERTA: PODE FALTAR PROFISSIONAIS DE SAÚDE DAQUI A DUAS SEMANAS

O Sintraseb está cobrando do governo municipal a realização de testagem rápida em todos os profissionais da saúde nas próximas 48 horas, sob pena de faltar profissionais nas unidades em duas semanas.

A medida teria urgência depois do aumento do número de servidores confirmados com Covid-19 no serviço público e de vários casos suspeitos que foram afastados para tratamento ou investigação.

A prefeitura não está divulgando com transparência e não confirma o número de casos entre os servidores. Pelas informações obtidas pelo sindicato, dos 167 casos confirmados de coronavírus na cidade, 18 são servidores/as municipais, sendo 14 da saúde e 4 da educação.

TRABALHADORA DA ORCALI (TERCEIRIZADA) QUE TRABALHA EM UNIDADE DE SAÚDE É INFECTADA.

O sindicato também cobra providências da Prefeitura em relação à segurança e à saúde dos trabalhadores terceirizados, principalmente os que atuam nas unidades de saúde do município.

Segundo diversos relatos, os trabalhadores não receberam treinamento especial para limpeza e desinfecção dos ambientes e, principalmente, não possuem equipamentos de proteção individual (EPI) adequados. Muitas vezes esses trabalhadores recebem EPIs quando são fornecidas pelos próprios servidores das unidades.

Uma auxiliar de serviços gerais da Empresa Orcali que trabalha na ESF Augusto César Vianna, onde quatro servidores foram confirmados com Covid-19, também foi infectada.