Sindicato do transporte coletivo de Blumenau define reivindicações salariais
Pedido inclui aumento de 5% nos pagamentos e 10% no Vale Alimentação
O Sindicato dos Empregados nas Empresas Permissionárias do Transporte Coletivo Urbano de Blumenau (Sindetranscol) divulgou na noite desta quarta-feira, 28, a reivindicação salarial de 5% de aumento real nos salários.
Quase 500 trabalhadores do transporte coletivo da cidade, entre eles motoristas e cobradores, participaram das duas sessões da Assembleia Geral. A maioria aprovou as decisões envolvendo a Campanha Salarial 2019/2020.
De acordo com a categoria, este aumento representa a reposição da inflação do período de 1º de novembro de 2018 a 31 de outubro de 2019, que será divulgado pelo IBGE no início de novembro. Já para o Vale Alimentação, o aumento requerido é de 10%, passando de R$ 800 para R$ 880.
Eles também pedem pela redução do tempo de intervalo de 1 hora para 30 minutos, mudança da nomenclatura da função de cobrador para agente de bordo e alteração da data-base de negociação da categoria, que atualmente acontece no dia 1º de novembro.
De acordo com a nota publicada pelo sindicato no Facebook, a BluMob, empresa responsável pelo transporte público municipal, será notificado a partir de sexta-feira, assim como o Sindicato Patronal e o Seterb. O Sindetranscol afirma que a expectativa é de que a empresa marque o início das negociações em breve.