X
X

Buscar

Sindilojas planeja compra de vacinas contra a Covid para comerciantes blumenauenses

Presidente da entidade criticou o que ele considera um "desleixo" na compra de vacinas por parte do Governo Federal

O Sindicato do Comércio Varejista de Blumenau (Sindilojas) planeja comprar vacinas contra a Covid-19. A informação foi confirmada pelo presidente da entidade, Emílio Schramm.

“Queremos nos prevenir. Sentimos que há desleixo e falta de vontade de agilizar a vacinação. A vacina é a única saída para a saúde e a economia”, justifica Emílio.

O planejamento do Sindilojas é, quando autorizado à comprar os imunizantes, comprar e revender aos associados pelo preço de custo. Assim, os lojistas poderiam imunizar seus funcionários. “Os lojistas trabalham diretamente com o atendimento ao público, e estão muito próximos das pessoas. Isso os deixa mais expostos”, aponta Schramm.

O presidente ainda criticou os governos estadual e federal na gestão da crise gerada pela pandemia. Segundo ele, o momento crítico pelo qual o país passa durante a nova alta de casos poderia ter sido evitado.

“O que vemos é fruto da omissão do Governo Estadual e do Governo Federal. E na verdade, nós comerciantes também falhamos por não cobrar tanto como deveríamos o respeito às medidas restritivas como o uso de máscara, por exemplo. Mas nesse último momento, o governo do estado sumiu e o governo federal, quando abre a boca, estraga. Temos que incentivar a nossa população a respeitar as medidas restritivas. É uma questão de cidadania e empatia pelo próximo”, completa o presidente.

Senado aprovou lei sobre compra de vacinas

Para pensar em comprar vacinas, o sindicato se baseia na aprovação do projeto de lei que facilita a compra de imunizantes pela iniciativa privada. A matéria foi aprovada pelo Senado no último dia 23 de fevereiro.

A proposta é de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). O texto prevê que todas as doses adquiridas sejam entregues ao Sistema Único de Saúde (SUS) enquanto não terminar a imunização dos grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

A matéria ainda precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados e ser sancionada pelo presidente da República. Cabe ressaltar que as empresas que vendem vacinas não estão comercializando com empresas privadas. O motivos é a alta demanda dos governos dos países, que não está sendo suprida, gerando falta de imunizante em várias partes do mundo.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube