Site blumenauense propõe reunir pedidos de ajuda com pessoas que querem ajudar
"Vamos Superar" disponibiliza espaço gratuito para pessoas pedirem e disponibilizarem ajudas
O lado social e caridoso das pessoas costuma aparecer em momentos mais difíceis de um grupo. No momento de pandemia do novo coronavírus isso se destacou ainda mais, com diversas ações voltadas para ajudar quem mais precisa. E seguindo esse caminho, um grupo de empresários de Blumenau criou o site “Vamos Superar”, com o objetivo de unir aqueles que estão precisando de alguma assistência com quem está procurando uma forma de colaborar.
O objetivo e a forma de funcionalidade do portal é simples. Quem precisa de algum auxílio, acessa, clica em “Preciso de ajuda”, preenche os campos de cadastro e explica brevemente a situação. Pode ser tanto a falta de condições para comprar alimentos e produtos de higiene básica – para prevenção do coronavírus -, quanto busca por emprego – alguém que perdeu o trabalho por conta da pandemia, por exemplo.
Mas não fica apenas filtrado por conta do covid-19. O site é amplo e tem outras vertentes. Um exemplo já está publicado. Um bolsista que faz mestrado na Universidade Regional de Blumenau (Furb), divulgou a campanha de financiamento coletivo que ele abriu para conseguir publicar o livro que escreveu.
“A plataforma veio para ficar, temos planos para desenvolver cada vez mais O objetivo é o desenvolvimento social, cuidar sim das pessoas neste primeiro momento, mas na sequencia ajudar as pessoas se autodesenvolver”, destacou Vandir Rezende, idealizador e coordenador do projeto.
E assim como é simples pedir, ajudar também é. Quem acessar o site e clicar em “Quero ajudar” vai ver todas as solicitações. Em seguida, pode escolher a que tem condições e clicar em “Ok, vou ajudar”. Após preencher os dados e confirmar, vai receber o contato de quem está solicitando e pode conversar e combinar a melhor maneira de colaborar.
Para evitar qualquer risco de golpes ou a utilização de pessoas com más intenções, Rezende aponta que a plataforma foi desenvolvida com todos os cuidados necessários para resguardar a segurança dos utilizadores.
“Além dos termos e condições bem claros e registro de documento, nós gravamos o IP e data/hora da solicitação, e em um eventual questionamento teremos como rastrear a origem do acesso. E ainda, há o recurso na plataforma de denuncia, para coibir possíveis fraudes”, afirmou.