Associações de bairro de Blumenau pedem ajuda durante quarentena, mas prefeitura diz que repasse seria ilegal

Período eleitoral impede reforço nos cofres das associações

De acordo com a União Blumenauense de Associações de Moradores e Entidades Afins (UniBlam), as associações do município têm tido muita dificuldade em se manterem por conta do isolamento social. A maior parte da arrecadação mensal é proveniente de eventos sociais, creches comunitárias e eventos esportivos.

Uma das principais reivindicações da entidade é que a Prefeitura de Blumenau não tem colaborado com as manutenções necessárias dos espaços. 

Os representantes também reclamam que várias sedes de associações foram atingidas pelo último temporal que ocorreu na região e, mesmo solicitando, não foram atendidas pela Defesa Civil da cidade para a retirada das árvores que haviam caído no telhado, nem receberam ajuda financeira da prefeitura para reparos.

Aline Votri/Associação de Moradores e Amigos do Badenfurt

“Todas aquelas associações que mantêm serviços do município estão desassistidas em todos os aspectos. Aquelas que não possuem serviços essenciais ainda mantém atividades do Pró-Família, mesmo sem assistência municipal”, diz Aline Votri, presidente da UniBlam.

Ainda de acordo com Aline, não existe nenhum convênio ou parceria entre a prefeitura e as associações por falta de interesse do município.

Aline Votri/Associação dos Moradores Francisco Valdieck Fortaleza

Em resposta, a prefeitura disse que já foi requisitada no passado pela entidade e que já havia esclarecido que não pode ajudá-los por questões judiciais. Por estarmos em período eleitoral, o repasse é proibido e pode causar um processo por improbidade administrativa.

“Sabemos que a pandemia tem prejudicado as associações de moradores e somos solidários, pois temos conhecimento do importante trabalho dessas entidades junto às comunidades”, explica o poder público.

Muitas associações têm feito entregas e eventos delivery para tentar amenizar os impactos financeiros. Um dos exemplos é que a União está fazendo a primeira feijoada arrecadatória no dia 26 de setembro. O evento contará com drive-thru e entregas domiciliares.

O evento irá ocorrer na Associação de Moradores São Bernardo e na Associação dos Moradores Francisco Vahldieck Fortaleza. O valor antecipado da feijoada é de R$ 25.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo