Skatista de Blumenau disputa etapa final do Campeonato Brasileiro em Santos

Thales anda de skate há mais de 20 anos

O skatista Thales Prates Silveira, de 35 anos, é um morador de Blumenau que anda de skate há mais de 20 anos e no próximo mês ele vai disputar a última etapa do Campeonato Brasileiro de Street Skateboarding, em Santos (SP).

Desde o ano passado, quando Thales disputou o STU Nacional, muita coisa mudou na vida dele. “Hoje estou na faculdade (de Educação Física) e ano passado estava na oitava série, consegui com ajuda da SME (Secretária do Esporte) e da UniCesumar me introduzir na vida acadêmica e levar o skate para outros olhos”, comenta.

Thales concilia a vida de skatista com o trabalho de motorista de aplicativo e professor de skate. Além disso, por conseguir chegar na última etapa do Campeonato Brasileiro e por ter gravado um filme com a Vale Skate Movie, onde foi feito na Espanha, Uruguai e Brasil, ele conseguiu patrocínio das empresas Otter Skateboards, Agilitude, Capachos Blumenau e Smaga Burguer.

O filme ainda não está disponível para o público geral, mas será divulgado no canal do YouTube do Vale Skate.

Foto: @pardalskt

Treinos

Atualmente, Thales treina e anda de skate em uma pista no bairro Boa Vista e, de vez em quando, na pista do Parque Ramiro Ruediger. Mas, segundo ele, o município tem poucos locais para a prática de skate e, às vezes, vai para outras cidades realizar os treinos.

“As cidades vizinhas, como Gaspar, Indaial e Ilhota, têm mais recursos para o skate do que Blumenau. Então, volta e meia, a gente vai para essas cidades andar de skate, até mesmo Floripa, porque esperar para evoluir aqui em Blumenau fica bem difícil na questão da prática do skate”, ressalta.

Foto: Thiago da Luz

Expectativa do skatista para o Campeonato Brasileiro

Thales disputará a última etapa do Campeonato Brasileiro de Skate com outros 31 participantes. As eliminatórias acontecerão no dia 9 de dezembro e a semifinal e final no dia 10.

Ele se diz confiante para essa fase da competição. “Eu estou confiante, bastante confiante com essa final. Fisicamente o meu corpo está na melhor fase”, finaliza.

Quem se tornar campeão brasileiro levará um prêmio de R$ 30 mil.

Como Thales se tornou skatista

Nascido em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, ele se interessava por surfe na infância. Porém, com 11 anos, ele começou a praticar o skate. Por conta disso, começou a viajar por Santa Catarina e pelo Brasil com vários skatistas.

Dessa forma, ele começou a frequentar diversas vezes Blumenau. E, então, em 2019, decidiu firmar sua moradia no município.

Thales já foi campeão de diversas categorias quando ainda era amador. Ele já foi campeão Catarinense amador e campeão Sul Brasileiro amador.

Além disso, depois de ter se tornado profissional em 2015, também competiu em duas etapas do OI STU, campeonato de skate que qualifica para as olimpíadas, em 2018, e foi destaque no campeonato Cash For Tricks na House Of vans em Barcelona, na Espanha, em 2019.


Assista agora mesmo!

Hexacampeões catarinenses, atleta e treinador do Bluvolei falam da conquista e estreia na Superliga:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo