Slimes: a moda que incentivou crianças blumenauenses a produzir conteúdo para internet

Brinquedo que pode ser feito em casa entretêm os pequenos e é tema de muitos vídeos no YouTube

Uma massinha melequenta… mas que também pode ser macia, gelosa ou cheia de brilho. O slime chamou a atenção das crianças pelas inúmeras possibilidades do brinquedo. Similar às massas gelatinosas que já eram populares no início dos anos 2000, a versão atual se destaca pela possibilidade de ser feita e personalizada em casa.

O slime ficou especialmente popular no YouTube, com milhares de vídeos de crianças brincando com a meleca ou fazendo a própria massinha em casa. Os pequenos de Blumenau obviamente não ficaram de fora da febre.

Na região, há incontáveis canais que produzem conteúdo sobre o tema e alguns se destacam nacionalmente. Com muitos inscritos e visualizações nos vídeos, as meninas se divertem e brincam atrás das câmeras.

Belly Corrêa à frente em uma oficina de slime. Foto: Arquivo pessoal

Com a câmera do celular e a ajuda da internet para dar dicas, as mães são as responsáveis por toda a parte técnica, enquanto a criatividade fica por conta das pequenas. O maior canal do tema em Blumenau, da Belly Corrêa, tem mais de 10 mil inscritos.

Isabelly Corrêa Arbegaus reuniu este número em pouco mais de um ano. O primeiro vídeo foi publicado em abril de 2018, abrindo brinquedos. Mas foi com os vídeos de slime que a Belly cresceu no YouTube. Além disso, ela também faz vídeos de desafios, brincadeiras, viagens, rotina e sobre material escolar.

“Sempre temos um cuidado pensando no que vamos passar para as pessoas. Todas as brincadeiras são saudáveis e envolvem toda a família. Nada é apelativo”, explica a mãe dela, Daniele Arbegaus, que é professora e psicopedagoga.

Belly se diverte criando slimes e começou a empreender e vender para os amigos. Foto: Alice Kienen

Ela admite que no início teve receio por conta da exposição da filha, mas ela também viu nela um grande potencial para crescer e aprender na produção de vídeos. Além do YouTube, Belly também faz aulas de modelo, teatro, dança e sapateado. E, é claro, a prioridade sempre é a escola.

“No começo era uma brincadeira, não imaginei que fosse crescer. Era só porque ela gostava de fazer. A gente não posta pensando na visualização, mas em ter um registro da infância dela para o futuro”, conta Daniele.

Apesar de ser apaixonada pelo mundo da moda, slime e YouTube, Belly já pensa no futuro. Além de vender slimes para os amigos e em eventos, a menina sonha em ser pediatra. Para a alegria dela, que adora bebês, está esperando a primeira irmãzinha.

Mesmo com apenas 11 anos, Isabelly já tenta mudar a vida de outras crianças com mais uma paixão: a leitura. Em parceria com uma amiga, ela criou o projeto voluntário Leitoras do Bem, que vai em escolas e ONGs da região ler para crianças.

Instagram/Reprodução

Inspiração no pai youtuber

Brenda Bublitz tem apenas seis anos, mas desde os três brincava com a câmera dos pais. Filha de um youtuber da área de marketing, ela se inspirou no pai e nas meninas que via na internet para insistir em ter o próprio canal.

Quando a pequena completou cinco, a mãe aceitou a tarefa de ajudar ela a gravar, editar e publicar os vídeos e percebeu um grande avanço na filha, que ainda é bastante tímida. Desde maio de 2018, data de publicação do primeiro vídeo, Brenda desenvolveu a habilidade de falar com o público, fazer slime e a criatividade para desenvolver os vídeos.

Fernanda sempre ajuda a filha Brenda a fazer os vídeos. Foto: Arquivo pessoal

“O YouTube pode ser muito ruim, mas também pode ser muito bom. Eu vejo que pra minha filha desenvolveu muito a criatividade dela. Ela que cria o tema, faz o figurino e a decoração do ambiente”, conta Fernanda Cristina Pereira, mãe da pequena.

Para Brenda, a atividade ainda é apenas uma brincadeira. Quando ela tem alguma ideia e quer gravar um vídeo, a mãe pega o celular. Caso contrário, ela mantém a rotina, tendo como prioridade sempre os estudos.

“Quase todos os dias ela faz slime. Ela escolhe cor, textura, decoração, vai criando e descobrindo adaptações pra mudar a massa. Faz para as amigas, leva pra escola… Mas sempre comigo junto, pois tudo em excesso e sem supervisão faz mal”, relata.

Arquivo pessoal

Além do slime, o Canal da Brenda TV também traz brincadeiras com a família, desafios, receitas e vídeos abrindo brinquedos. Todas as ideias vindo da mente da pequena. Apesar de ouvir comentários negativos de amigos mais velhos, Fernanda defende que a filha apenas cresceu com a atividade.

“Fazendo os vídeos ela sai da tela da TV ou do celular e vai para a ação”, comenta.

Investindo no futuro

Beatriz de Almeida, hoje com 11 anos, sempre foi apaixonada por gravar vídeos. Em 2016, aos oito, ela conseguiu convencer os pais a criar um canal no YouTube. No início a página servia apenas para publicar memórias da pequena, com vídeos sem edição ou produção.

Em abril de 2018, Biah convenceu a mãe ao que ela mais queria: fazer slime. Fernanda de Almeida demorou para topar ajudar a filha na tarefa pois não sabia muito bem como fazer isso. As primeiras tentativas deram errado, mas logo elas conseguiram publicar um vídeo ensinando a produzir o brinquedo.

Beatriz conseguiu abrir uma poupança com o dinheiro que ganhou vendendo slime. Foto: Arquivo pessoal

Com a onda chegando nas escolas, a pequena começou a levar slime para brincar com os amigos, porém os pedidos eram tantos que a mãe resolveu começar a vender as produções.

“Tinha dia que vendíamos 15. Haja braço pra fazer. Mal chegávamos na escola e já chamavam ‘tia, tem slime hoje?'”, conta Fernanda.

Com o canal começando a dar certo, a mãe resolveu investir na qualidade. Com a ajuda do marido aprendeu a editar os vídeos. Foi quando o canal passou de 52 inscritos para os 4,5 mil que coleciona hoje. Com o foco no YouTube, elas pararam de vender slime na escola, mas depositaram todo o dinheiro arrecadado em uma poupança no nome da Beatriz.

“É o sonho da Bia. Ela gosta muito e como eu to tendo tempo para ajudar, peguei o jeito e to sempre ali monitorando. Ela fica muito feliz em poder gravar e compartilhar com todo mundo”, comemora a mãe.

Graças ao slime, Beatriz realizou o sonho de conhecer a youtuber Sofia Furlani. Foto: Arquivo pessoal

Além de slime, Beatriz gosta de falar de material escolar, gravar desafios, vídeos de rotina, receitas e interagir com o público.

“O pessoal pede pra gente fazer vídeo de trollagem, mas como somos muito parceiras ela sempre sabe quando eu to mentindo. Não consigo enganar ela”, conta Fernanda.

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