Socorrista do Samu de Blumenau faz canal no Youtube sobre dia a dia da profissão

Página possui, com seus vídeos somados, mais de 18 mil visualizações

Foi com a intenção de mostrar a realidade dos condutores e socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e incentivar aqueles que pretendem seguir a profissão que o blumenauense Luiz Felipe Marques criou um canal no Youtube. A página possui, até o momento da publicação desta reportagem, 653 inscritos e seus vídeos já somam 18.670 visualizações.

O projeto nasceu de um sonho de Luiz Marques e seu companheiro de trabalho, o técnico em enfermagem Rafael Krueger, de registrar o dia a dia dos socorristas do Samu. O projeto é independente, as filmagens e edições são realizadas pelo condutor da ambulância, Luiz, que recebe o auxílio do colega com a divulgação e execução do vídeo durante a ocorrência. Para preservar a identidade das vítimas, os vídeos são editados para que os pacientes e pessoas envolvidas no atendimento não sejam identificadas.

O socorrista conta que já publicava no canal mostrando seu dia a dia, mas de forma esporádica. Nos últimos dois meses que o projeto tomou forma e está recebendo atualizações semanais. “Publicamos de um a dois vídeos por semana e recebemos um bom retorno, tanto em compartilhamentos quanto em comentários”, declara Marques.

Com esse feedback positivo, muitas pessoas buscam Luiz e Rafael para tirar dúvidas sobre os assuntos tratados no vídeo e relacionados aos atendimentos pré-hospitalares realizados por eles. Exemplo disso é o vídeo “Paciente com DPOC – Suspeita de Covid-19” que, em uma semana, atingiu 1.654 visualizações, 248 likes e mais de 60 comentários.

Futuro do canal

Luiz Marques administra o canal por conta própria e utiliza os seus equipamentos eletrônicos pessoais para os vídeos. Os planos estão ligados a divulgação e crescimento do canal. “O Samu 192 é um serviço relativamente novo, com seus 12 anos em ativa. Muitas pessoas não o conhecem completamente, portanto queremos que mais pessoas entendam nosso trabalho”, completa Marques.

Aumento de ocorrências

Em média, a dupla realizava o atendimento de oito ocorrências por dia, no entanto após a pandemia da Covid-19 ter início esse número aumentou. “A gente não atende apenas ocorrências da Covid-19, todos os tipos de acidente com ferimento ou clínicos, como AVC, infarto e etc, nós atendemos. São de 10 a 12 atendimentos diários por viatura, são 3 viaturas na cidade”, informa o técnico em enfermagem.

O socorrista explica que sempre ao atender um paciente com Covid-19 ou suspeita, é necessário fazer a desinfecção completa na viatura. Marques conta que é necessário limpar item por item para não contaminar o próximo paciente. A desinfecção completa dura duas horas, tempo esse que a viatura fica fora das ruas.

Além desse aumento, o psicológico da equipe também é um fator que gera desgaste. “Você sai e vai para a casa de um paciente que está com Covid-19, tá acamado, febril e com a saturação em 75. Ou seja, o paciente está com a carga viral no auge da transmissão. Então ficamos abalados porque temos uma família nos esperando em casa e eu sempre penso “e se eu pegar e levar para eles?”. É bem difícil”, confessa Krueger.

Apesar das turbulências, a dupla pretende continuar atendendo aqueles que precisam de ajuda da melhor forma possível. “Tem sido difícil, mas estamos na luta”, encorajou Marques.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo