X
X

Buscar

Solidariedade de colegas de trabalho reaproxima mãe e filha, em Blumenau

Servidores do Fórum se uniram para ajudar Carmen a trazer Andrielle da Paraíba

Depois de dois anos e seis meses, Carmen Barbosa, 26 anos, pôde abraçar a filha novamente esta semana. A jornada foi longa, mas graças à união dos servidores do Fórum Central de Blumenau o reencontro aconteceu terça-feira no aeroporto de Navegantes.

A jovem mãe veio da Paraíba em busca de trabalho e não imaginava que demoraria tanto para rever Andrielle, de 11 anos, que ficou na responsabilidade do pai a mais de 3 mil quilômetros de distância.

Foi em busca de uma vida melhor que Carmen atravessou o Brasil para chegar à cidade germânica em maio de 2016. Na terra natal deixou a filha única e o coração apertado. Começou a trabalhar no Fórum em maio de 2016 e as economias ora permitiam trazer a filha menor, ora não pagavam a passagem de um acompanhante.

“Quando a gente vem para cá tem outra ideia de como vai ser, mas daí tem aluguel, tem despesa e não consegue fazer o que imaginava”, conta Carmen.

O sonho do reencontro se mantinha vivo e neste ano, com a ajuda dos colegas, que primeiro colaboraram numa rifa e depois arrecadaram doações em dinheiro para Carmen comprar as passagens, ela pôde trazer a filha para perto.

“Tudo começou com o mural de recados onde a Carmen deixou o recadinho, eu li e fiquei sensibilizado com a situação dela, ela estava há anos tentando trazer a filha para cá. Encaminhei a foto do mural no grupo de WhatsApp e no e-mail dos servidores. Fiz um texto e o pessoal começou a se manifestar com interesse em contribuir. Em uma semana, nós conseguimos arrecadar o valor”, ressalta Sigfried Adão Miguel, técnico de suporte em informática da comarca de Blumenau.

A agente de apoio administrativo da comarca Elita Maria Pereira ficou responsável por receber as arrecadações e conta que aproximadamente 100 pessoas ajudaram Carmen com valores variados.

“Solidariedade é o que mais precisamos hoje. Se você não é solidário, você não é nada”, destaca.

O mural de recados com as mensagens “posso ajudar” e “preciso de ajuda” implantado neste ano foi uma iniciativa da diretora do foro e titular da 1ª Vara Cível, juíza Quitéria Tamanini Vieira Péres.

Carmen disse estar “numa felicidade só” ao lado da família. Agora eles passam por um processo de adaptação, mas estão felizes pelo reencontro e por poder passar o Natal juntos depois de dois anos e meio afastados.