Solução de empresa de Pomerode produz concreto que retira gás carbônico do meio ambiente

Gás carbônico é transformado em outro mineral

A Camargo Química, empresa de Pomerode, criou uma solução sustentável para construções em que retira o gás carbônico (Co2) do meio ambiente e o injeta na mistura do concreto. 

Nessa etapa, o gás carbônico é transformado em outro mineral, que além de não poluir, garante mais durabilidade à mistura. Fábio Camargo, CEO da Camargo Química, explica que o sistema traz uma série de benefícios, a começar pela sustentabilidade. 

“A cada metro cúbico de concreto produzido, o sistema captura e retira do ambiente de 12 a 15 kg de gás carbônico. Além disso, traz viabilidade com a possibilidade de a empresa produtora de concreto ingressar no mercado de crédito de carbono, comercializando seus índices sustentáveis para grandes emissores que precisam se comprometer com a sustentabilidade”, diz o executivo.

Atualmente, o cimento ocupa a posição de segundo insumo mais consumido no mundo, perdendo apenas para a água em termos de demanda global. No entanto, ao introduzir o sistema de redução de CO2 na mistura de concreto, podemos vislumbrar um cenário altamente positivo para o meio ambiente

Estima-se que essa inovação tenha o potencial de resultar em uma redução anual de 500 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) liberadas na atmosfera em escala global. Essa contribuição significativa para a mitigação das emissões de gases de efeito estufa posiciona esse tipo de inovação como um avanço crucial na busca por soluções sustentáveis na indústria da construção civil.

Sobre a Camargo Química

Companhia especializada em soluções químicas para a construção, a Camargo Química tem 15 anos de mercado e foco no desenvolvimento de produtos que reduzem desperdício e impacto ambiental. Possui sede em Pomerode (SC), unidades em Goiás, Pernambuco e São Paulo além de vender para todo o Brasil e Exterior. 

São mais de 100 produtos no portfólio da empresa, desenvolvidos em laboratório próprio ou distribuídos através de parceiros com atuação global.  Aditivos para concreto, tecnologias que reduzem a emissão de CO2 no meio ambiente e soluções de ácido biodegradáveis para limpeza do canteiro de obras fazem parte do carro-chefe da marca.

Leia também:
1. Tradicional loja do Centro de Blumenau anuncia encerramento das atividades
2. Morre a atriz Jandira Martini, aos 78 anos
3. BRDE bate recorde histórico de contratações em 2023; só em SC aumento foi de 65%
4. Polícia Civil ouve cerca de 10 pessoas em investigação sobre assassinato de homem em Indaial
5. Homem é atingido por árvore e morre em área de reflorestamento no Alto Vale


Veja agora mesmo!

Torneio de Verão de Indaial: prefeito e secretário falam sobre sucesso desta edição:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo