“Sou um grande amante do universo”; os 50 anos de carreira do artista blumenauense Reynaldo Wilmar Pfau

Reynaldo é professor, cantor, escultor, designer, ator, artista e musicista

Nascido em Blumenau e formado em Ciências Biológicas e em Educação Artística, Reynaldo Wilmar Pfau é um grande amante do universo. Com 72 anos e muitas histórias para contar, completou 50 anos de carreira em setembro de 2021.

Há 20 anos tendo uma dupla de canto e fazendo trabalho de Papai Noel com sua esposa, a professora de música Sara Alicia Mazzino Pfau, Reynaldo,  também é professor, cantor, escultor, designer, ator e musicista. 

Suas influências artísticas vieram de seus pais e as atividades que ele desenvolveu quando criança. “Aprendi valorizar o som de um violino, de uma voz, o valor da água limpa do rio, o sentido da pedra, da vegetação, o valor de uma pintura, de uma escultura”. 

Historia e arte 

Quando crianças, Reynaldo participou de todos os tipos de eventos: teatros, concertos, cinemas, festas de igreja, sempre por influência de sua mãe, Erna, e seu pai, Reynaldo. 

O contato com a arte, natureza e com o Rio Itajaí-Açu e com tudo que ele aprendia vinha com uma carga de carinho e dedicação, o que lhe dava o máximo aproveitamento sobre tudo. 

Dessa forma, ele se tornou um apaixonado pela vida. “Sou muito grato por estar inserido neste universo das possibilidades recriadoras, de estar inserido na infinitude das possibilidades das capacidades da transformação — do Universo em expansão”, comenta.

Angelina Wittmann

Por estar rodeado por artes desde sempre, Reynaldo se interessou por artes plásticas aos 13 anos, quando conheceu o Primeiro Salão de Artes de Blumenau, na Biblioteca Municipal. Já o interesse pelo canto veio aos 14 anos, quando ingressou no Coral do Teatro Carlos Gomes regido pelo Maestro Heinz Geyer e no coral da Opereta “Viva o Ministro” de José Ferreira da Silva. 

A família de Reynaldo foi uma das primeiras a habitar o bairro Itoupava Seca, e desde muito cedo teve contato com a química, devido à farmácia Altona, que pertencia aos pais.

Ele comenta que ter crescido nesse ambiente influenciou muito na sua arte, “Esta farmácia com todos os elementos químicos disponíveis me proporcionaram resultados de pesquisas importantíssimas para a minha arte”, relata. 

Ele ainda relata, que além de todas essas práticas, interpreta o Fritz Müller em eventos de Blumenau. “Tive meu primeiro contato com o mundo de Fritz Müller no curso de Ciências Biológicas. Fiquei fascinado pela grandiosidade do seu trabalho com tão poucos recursos. Foi a professora Sueli Petry, Historiadora e Diretora do Patrimônio Histórico-Museológico de Blumenau que me incentivou a representá-lo devido minha semelhança com ele “.

Reynaldo comenta que tudo influencia sua arte, cada detalhe da sua vida, como o formato de um vegetal, uma madeira esculpida pelos cupins, a forma e o sentido da semente e todas as formas voadoras. 

Uma das obras de Reynaldo/Foto: Angelina Wittmann

Além de todas as suas experiências artísticas, a vida do blumenauense seguiu outros rumos. Ele relata que desde sua infância foi despertado para transmitir o poder da transformação, e pensava ser necessário que as pessoas passassem adiante tudo que aprenderam e viveram, e por isso decidiu se tornar professor.

50 anos 

Em setembro deste ano, Reynaldo Wilmar Pfau completou 50 anos de carreira. 50 anos de muitas experiencias, carregados de história e aprendizagens; sendo a mais importante: o papel da arte na vida do ser humano.

“A arte torna o ser humano mais sublime. A arte faz o ser humano ver o mundo como ele realmente é e deve ser. É preciso de muita força, perseverança, coragem, dedicação, aperfeiçoamento, conhecimento próprio e da vida como um todo. É um processo contínuo”, ele comenta. 

Reynaldo explica que não planejou nada em comemoração aos 50 anos, e diz que vai deixar a vida tomar seu rumo. “Vou deixar a vida tomar seu curso, ou seguir seu curso e deixar acontecer. O que será, será”.

Confira alguma das obras e trabalhos de Reynaldo W. Pfau


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo