Spaten anuncia projeto cenográfico da 38ª Oktoberfest Blumenau

Cerveja oficial traz proposta arquitetônica para a 38ª edição da celebração, unindo tradição e vanguarda

A Spaten divulgou o projeto arquitetônico para a 38ª edição da Oktoberfest Blumenau nesta sexta-feira, 4. A cerveja oficial da festa traz uma nova proposta para decoração, que une tradição e vanguarda.

Os setores

Os três setores terão seus nomes mantidos, sendo o primeiro Munique, o terceiro Blumenau, unidos pelo segundo Spaten. Como novidade, o setor quatro, conhecido anteriormente como biergarten, passa a se chamar Spaten Platz.

Cada setor representa uma viagem do passado ao futuro, que ressoa especialmente para a Spaten, com quase 700 anos de história. A narrativa traz como foco principal a força em suas diversas interpretações, e como essa força atravessa os séculos, construindo o futuro.

Para isso, a flâmula verde da marca se espelha verticalmente para formar uma ampulheta, que conta o tempo e flui com a força de seu giro para transformação. As texturas mesclam madeira, luzes, LEDs e plantas, com inspirações que vão desde a tradicional arquitetura enxaimel, até os expoentes do movimento artístico do Concretismo.

A cenografia

O projeto da cenografia, assinado pela Guru, agência de comunicação de Florianópolis, foi apresentado no último mês para a Secretaria de Turismo de Blumenau. O escritório de arquitetura Wolff&Pack, com mais de 15 anos de experiência na criação e execução de eventos, é o responsável pela cenografia desta edição em parceria com a agência, trazendo um conceito que evidencia a arquitetura enxaimel, o senso de comunidade, a tradição alemã e o trabalho coletivo em prol da cultura germânica.

“Trouxemos na edição anterior uma cenografia incrível, e queremos que esta nova edição seja ainda mais impactante, conectando o moderno com a cultura local, expandindo ainda mais o conceito da Oktoberfest”, declara Rafael Almeida, COO da agência Guru.

Pavilhão Munique

No pavilhão “Munique: a força do Munich Helles”, a ambientação traz os famosos barris do bierwagen de Spaten, com a tampa icônica da marca, e também as luminárias, como a guirlanda de ferro com a gravação “1397”, ano de fundação da cervejaria. Com diversas texturas de madeira, estruturas e vigas, a ambientação cria uma atmosfera verdadeiramente alemã na Vila Germânica.

Pavilhão Spaten

No pavilhão “Spaten: a força do tempo”, o mais presente é o contraste do dourado com o verde, na persistência de texturas e volumes que misturam tons de madeira e a cromática proprietária.

Pavilhão Blumenau

O pavilhão “Blumenau: a força da tradição”, conta com o fio e a linha como elementos identitários, representativos da força industrial têxtil na cidade. As tramas do enxaimel se misturam com as tramas dos tecidos, unindo esses elementos icônicos da capital da cerveja.

Pavilhão Spaten Platz

O pavilhão “Spaten Platz: a força da vanguarda”, une tradição e vanguarda. A manutenção fiel das origens formais e a ousadia de desbravar novos territórios remodelam as formas, trazendo a arquitetura moderna como um convite ao novo.

Sobre a Spaten

Criada em 1397 na Alemanha, a Spaten é uma das primeiras puro malte do mundo e criou seu próprio estilo, o Munich Helles. Além de ser uma das poucas cervejarias que participou da primeira Oktoberfest do mundo, esse é o segundo ano em que ela estará presente simultaneamente nas celebrações de Munique e Blumenau.

Ingressos Oktoberfest

Os ingressos para a Oktoberfest de Blumenau 2023, que ocorre de 4 a 22 de outubro, estão à venda no site oficial do evento.


Assista agora mesmo!

Casarão da família Karsten tem detalhes que revelam origem da empresa e história do têxtil na região:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo