É claro que a pandemia do coronavírus que atingiu o mundo há exatos dois anos fragilizou a economia. Isso não se questiona. Mas em muitos casos, prevaleceu a máxima de que é na crise as pessoas criam oportunidades. E como foram criadas!

Aqui na região temos um exemplo e tanto! Uma startup do nosso ecossistema de inovação mostrou o quanto a pandemia trouxe dividendos para o negócio. A PayTrack, a empresa de tecnologia para gestão de viagens, mobilidade e reembolsos de despesas corporativas, é um belíssimo case! Foi durante a pandemia que a empresa expandiu. Fechou 2020 com um crescimento de inacreditáveis 102% e um 2021 que superou um pouco mais aquele índice, chegando a 108%.

Um case e tanto de sucesso! Sem contar que foi neste mesmo período que a startup recebeu outro reconhecimento: um investimento de um fundo americano na ordem de R$ 8,5 milhões!

E tudo ocorreu em meio à maior pandemia dos últimos tempos! Foi tudo sendo adaptado à necessidade da crise sanitária. E deu certo! Nestes últimos dois anos, empresa mais que triplicou o número de funcionários, passando de cerca de 30 para mais de 100. Um verdadeiro exemplo de olhar no futuro, ou melhor, olhar nas oportunidades. Ah… outro dado brilhante: atualmente são mais de 600 usuários em todo o país e nos Estados Unidos que usam a plataforma da empresa. Tudo isso em meio à pandemia e em apenas cinco anos de existência!
Se em uma crise onde as viagens aéreas à negócios estavam quase que paralisadas, a empresa atingiu números tão expressivos, tornando-se cobiçada por investidores, agora que o mundo está voltando ao normal, a tendência é um crescimento ainda maior.

Que orgulho temos uma startup evoluindo tanto assim em tão pouco tempo. E esta é um de tantos outros cases que movimentam o ecossistema como um todo. E a palavra ‘superação’ caminha junto conosco. Desde as primeiras enchentes que marcam nossa história, até agora com a pandemia do coronavírus. Aqui no Vale Europeu, superamos qualquer dificuldade. Seja em crise ambiental, sanitária ou qualquer outra forma. Nós superamos as crises gerando trabalho, renda e nos tornando exemplos para muitos!