Superlua e Cometa K2: saiba onde e como assistir aos fenômenos espaciais de julho em SC
Ambos possuem formas diferentes de serem vistos
Segundo informações fornecidas pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), dos Estados Unidos, o mês de julho terá dois fenômenos espaciais: uma Superlua (a maior do ano) e a passagem do Cometa K2. Ambos poderão ser vistos em todo o planeta, porém, de formas diferentes.
A maior Superlua de 2022 poderá ser observada já na próxima quarta-feira, 13 de julho. Conhecida como Lua dos Cervos, ela leva o nome por conta dos chifres que crescem na cabeça dos cervos na mesma época, nos Estados Unidos.
Ela poderá ser vista de forma fácil em Santa Catarina, basta que o céu no dia esteja limpo. As informações são de que a lua ficará um pouco maior e com um brilho mais intenso.
O que é uma Superlua?
Uma Superlua ocorre quando a lua está mais próxima da Terra e, em todos os estágios, o lado que sempre vemos é iluminado pelo sol.
Cometa K2
Já o Cometa K2, conhecido pelos cientistas como Pan-STARRS, deve ser visto na quinta-feira, 14 de julho. Sua classificação é de magnitude 9, dado que é feito conforme o brilho do corpo celeste.
Por ser intenso, o Cometa K2 não pode ser visto a olho nu em nenhum lugar do planeta. Porém, segundo informações divulgadas, somente astrônomos amadores, com experiência na utilização de telescópios pequenos, conseguiram observá-lo.
Descoberto em 2017, o Pan-STARRS poderá ser visto, pelos amadores, no entardecer quando o sol se põe, ou quando amanhece.
O que é um cometa?
Um cometa é um pequeno corpo gelado no sistema solar que aquece e começa a liberar gás à medida que se aproxima do sol, um processo chamado desgaseificação. Isso produz uma atmosfera visível ou coma e, às vezes, uma cauda.
Leia também
– Colisão entre carro e moto deixa duas pessoas feridas no bairro Água Verde, em Blumenau
– Mega-Sena: aposta simples ganha sozinha mais de R$ 51,8 milhões em Blumenau
– Grupos conservadores parabenizam escola de Blumenau por “encerrar banheiro unissex”
– “Esse negro não sabe trabalhar”: gerente de oficina mecânica é vítima de injúria racial em Brusque
– Oito pessoas são acusadas de desviar cestas básicas em troca de votos em Barra Velha