X
X

Buscar

Superlua traz espetáculo à noite de segunda-feira

Conhecida como a Lua dos Cervos, a primeira Lua cheia de 2023 foi a mais brilhante do ano

**Por Ciro Groh

A primeira das quatro superluas de 2023 iluminou os céus na noite de segunda-feira, 3, encantando observadores ao redor do mundo. Por volta das 18h (horário de Brasília), a Lua cheia surgiu magnífica, cerca de 7% maior e mais brilhante do que em qualquer outra ocasião.

O espetáculo celestial pôde ser apreciado a olho nu, sem a necessidade de qualquer equipamento especial. As superluas ocorrem quando a Lua está a 90% de sua maior aproximação da Terra, conhecida como perigeu. Nesse momento, o satélite natural parece expandir-se no céu, deslumbrando os espectadores com sua magnitude e luminosidade.

Este fenômeno fascinante foi visível em todas as partes do globo, desde o entardecer até o amanhecer desta terça-feira, 4.

Lua cheia em Brusque fotografada em 4 de junho de 2023/Arquivo: Ciro Groh

A propósito, 2023 será um ano especial para os amantes da Lua, com um total de 13 luas cheias, ao invés das habituais 12. Em agosto, teremos duas superluas, incluindo uma rara Lua Azul, que será o ponto mais próximo da Lua em relação à Terra neste ano, segundo o The Old Farmer’s Almanac.

A quarta e última superlua de 2023 poderá ser admirada em 29 de setembro, encerrando o ciclo celestial com chave de ouro. Não perca a oportunidade de vivenciar esses espetáculos cósmicos e marcar as datas em seu calendário.

Confira a seguir as datas das luas cheias restantes em 2023, de acordo com o Farmer’s Almanac:

3 de julho: Lua dos Cervos
1º de agosto: Lua de Esturjão
30 de agosto: Lua Azul
29 de setembro: Lua Cheia
28 de outubro: Lua do Caçador
27 de novembro: Lua do Castor
26 de dezembro: Lua Fria

Imagens da superlua

Para encerrar esta edição, trazemos uma impressionante galeria de fotos que capturam a majestade da superlua em diferentes partes do mundo.

No entanto, infelizmente, os observadores de Brusque e região não puderam desfrutar desse espetáculo celestial devido à densa cobertura de nuvens que encobriu o município.

Apesar dessa adversidade, é sempre fascinante testemunhar a imensurável beleza do cosmos, mesmo que por meio de imagens.

Em Araranguá/SC/Créditos: Via Twitter Clima Araranguá

 

Em Araranguá/SC/Créditos: Via Twitter Clima Araranguá

 

Em Araranguá/SC/Créditos: Via Twitter Clima Araranguá

 

Em Araranguá/SC/Créditos: Via Twitter Clima Araranguá

 


Assista agora mesmo!

Bolinho de batata doce com atum: aprenda a preparar receita saudável e saborosa: