Suspeito de assaltos a aeroporto em Blumenau e banco em Criciúma é preso em SP
Davi Marques dos Santos foi indiciado por assalto ao Aeroporto de Blumenau em 2019
Um dos suspeitos de envolvimento no assalto em Criciúma e no aeroporto de Blumenau, em 2019, foi preso em Limeira, interior de São Paulo, nesta quarta-feira, 13. Davi Marques dos Santos estava foragido desde 2014, quando fugiu da prisão com a ajuda de uma quadrilha.
No estado, o homem de 45 anos é suspeito de ser um dos autores do assalto no Aeroporto Quero-Quero, em março de 2019. O envolvimento dele no assalto a banco em Criciúma ainda está sendo investigado. Davi também tem ligação com vários assaltos a bancos do país e também no Paraguai.
Após a prisão, realizada pela 5ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Furtos e Roubos a Bancos, ele foi encaminhado até a Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), em São Paulo capital. Santos é conhecido como assaltante fantasma, e desde 2020 estava na lista divulgada pelo Ministério da Justiça, dos criminosos mais procurados do Brasil.
O preso é especialista em invasões e explosões de empresas de transportes de valores, agências bancárias e aviões pagadores. Também é considerado pela Polícia, um dos implementadores da formação de bandos para atacarem cidades, modalidade conhecida como “novo cangaço”.
Davi foi indiciado pelo assalto em Blumenau, onde criminosos roubaram R$ 9,8 milhões que estava em um avião e assassinaram uma mulher. Além disso, ele é acusado de liderar a invasão a uma base de transporte de valores no Paraguai, em 2017, considerado o maior roubo ocorrido até então no país vizinho.
O criminoso chegou a ser preso, mas estava foragido desde 2014, quando foi resgatado por uma quadrilha do Centro de Detenção Provisória de Franco de Rocha, na Grande São Paulo. O estabelecimento prisional foi atacado por indivíduos armados de fuzis. Ele conseguiu fugir e permaneceu solto até esta quarta-feira.