Suspeito de matar prefeito de Imbuia, no Alto Vale, morre no hospital

José Cardoso havia dado entrada no Hospital Regional do Alto Vale com um tiro na cabeça

José Cardoso, mais conhecido como Zeca Patrício, morreu na manhã desta quarta-feira, 15. Ele era o suspeito do assassinato do prefeito de Imbuia, João Schwambach (MDB). Já havia, inclusive, mandado de prisão preventiva para que ele fosse capturado caso saísse do Hospital Regional do Alto Vale, em Rio do Sul.

Zeca deu entrada no hospital no mesmo dia da morte de Schwambach, no último dia 8. Ele estava com um ferimento de tiro na cabeça. A investigação aponta que, logo após tirar a vida do prefeito de Imbuia, Zeca Patrício atirou em si mesmo com a intenção de se suicidar.

O crime

João Schwambach, 59 anos, foi assassinado com um tiro no peito ao lado do prédio da prefeitura, no fim do expediente da última quarta-feira, 8.

De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, houve uma discussão entre o prefeito e Zeca Patrício.

Na sequência, foram ouvidos disparos de armas de fogo e o prefeito foi encontrado caído ao lado da prefeitura, já sem vida.

O suspeito do crime não foi visto saindo do local. Logo depois do ocorrido, entretanto, um homem deu entrada no hospital de Ituporanga, com ferimento de arma de fogo na cabeça. A polícia investiga se há alguma relação com a morte do prefeito, já que testemunhas informaram que o suspeito dos disparos tentou suicídio logo depois.

Vídeo mostra como ocorreu o crime

Imagens da câmera de monitoramento da Prefeitura de Imbuia filmaram o momento em que o prefeito da cidade foi assassinado. As imagens já foram repassadas para a Polícia Civil, que investiga o caso.

O vídeo mostra que a vítima sai da prefeitura e segue até o carro, uma Toyota Hilux. O suspeito está em outro veículo, uma Ford Ecosport, estacionado ao lado. Quando prefeito chega, é baleado por dois tiros, mas ainda consegue correr para a parte lateral da prefeitura. Segundo a PM, o prefeito caiu logo em seguida, pois o corpo foi encontrado poucos metros a frente.

As câmeras ainda mostram o carro do suspeito saindo do local. O homem de 76 anos está internado no hospital, pois teria atirado na própria cabeça, após cometer o crime.

Discussão sobre alargamento de rua teria motivado o crime

A Polícia Civil, de acordo com o Delegado Regional Valério Farias, afirmou que as primeiras informações apontam, principalmente, para um homicídio por motivo fútil. Segundo relatos de conhecidos e testemunhas, o suspeito teria discutido com o prefeito por conta de uma obra de alargamento da estrada que dá acesso à comunidade Bracatinga. Para esta obra, pés de eucalipto, da propriedade do suspeito, teriam que ser derrubados.

A polícia não informou se o suspeito tinha antecedentes criminais.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo