X
X

Buscar

Tabacarias ou baladas? Prefeitura de Blumenau estuda regulamentação de estabelecimentos que crescem na cidade

Preocupação é com a segurança dos frequentadores

A Prefeitura de Blumenau está estudando formas para regulamentar o funcionamento de tabacarias na cidade. A iniciativa está sendo liderada pela Vigilância Sanitária, ao lado da Procuradoria Geral do município, com auxílio de entidades de segurança e a Associação de Micro e Pequenas Empresas de Blumenau (Ampe).

O objetivo com a regulamentação é trazer mais segurança para esses estabelecimentos que cresceram muito nos últimos meses, tanto no número de locais, como nos eventos realizados. Além do consumo de narguilés ou shishas, principal produto das tabacarias, muitas vezes são realizadas festas com música, dança e bebidas alcoólicas.

De acordo com o diretor de núcleos setoriais da Ampe, Thiago Muller, a entidade se preocupa com a falta de esquemas de seguranças que a maioria desses estabelecimentos possui e no que isso pode acarretar.

“A regulamentação federal para estes estabelecimentos é vaga, o que dá brechas para que as tabacarias funcionem e façam festas como em casas noturnas, mas sem ter todos esquemas de segurança e alvarás que uma ‘balada’ precisa, por exemplo. E tudo isso, mesmo eles não estando irregulares”, explica Thiago.

“Não queremos que aconteçam acidentes. São locais que, querendo ou não, mexem com fogo, e precisam ter uma segurança. Além de um acidente poder ser trágico, seria péssimo para a imagem da cidade”, complementa

De acordo com o executivo municipal, o projeto para a regulamentação ainda está na fase de estudos e não é “palpável”. No momento, estão avaliando que acontecem em outras cidades para ver se há formas de adequar para Blumenau, e estão ouvindo outras entidades que também fiscalizam e possuem interesse no tema.

Na última terça-feira, 14, por exemplo, houve uma reunião para discutir alternativas para a segurança desses locais e também a regulamentação em si. O encontro contou com a participação de representantes da Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária, Ampe, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Secretária de Desenvolvimento Econômico e a vereadora Cristiane Loureiro (Podemos).


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube