Taxação de compras internacionais de até 50 dólares é antecipada por varejistas

Medida entra oficialmente em vigor no dia 1° de agosto

Os principais sites de compras no exterior começaram a cobrar neste sábado, 27, o Imposto de Importação de 20% sobre as compras internacionais de até 50 dólares.

A taxação entra oficialmente em vigor no dia 1° de agosto, mas algumas empresas decidiram antecipar a incidência do imposto para ajustar as declarações de importação e autorizar a entrada das mercadorias no país após o prazo.

A AliExpress e a Shopee confirmaram a intenção de cobrar a taxa a partir de hoje. A Shein só iniciará a cobrança à meia-noite de 1º de agosto.

A taxação foi aprovada pela Câmara dos Deputados no âmbito do Programa Mover, de incentivo à indústria automotiva. O Senado aprovou o texto no início de junho.

O Imposto de Importação de 20% incidirá sobre o valor do produto, incluídas cobranças de frete ou de seguro. Além do imposto, também incide sobre as compras 17% de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), tributo estadual, que já era cobrado nas compras internacionais de até US$ 50 em sites internacionais.

A Receita Federal ainda não tem uma estimativa sobre quanto será arrecadado pelo governo federal com a nova tributação. De acordo com o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, a projeção deve constar no relatório bimestral de receitas, que será divulgado em setembro.

Leia também:

1. Venezuelanos realizam manifestação contra Nicolás Maduro em frente a Prefeitura de Blumenau
2. Corpo de homem que desapareceu em rio em Indaial é encontrado
3. Reforma fecha ESF Thamara Katryne Rodrigues Schmidt, no Progresso, por cerca de um mês
4. Mulher fica gravemente ferida após ser atropelada por motocicleta em Blumenau
5. Oito pessoas ficam feridas após acidente com trator em Pomerode


Veja agora mesmo!

O gaiteiro Jonatan Link conta sobre perrengue em que ônibus da banda quase caiu no rio:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo