O 5G está chegando, o que podemos esperar dele?
Em 2010 o mundo conheceu a tecnologia 4G, que por permitir uma maior velocidade na transmissão de dados em dispositivos móveis, viabilizou o funcionamento de vários aplicativos que transformaram as nossas vidas, como Uber, Waze e apps de vídeo chamada. Já nesse ano, começa a chegar nas principais cidades do Brasil a próxima geração da […]
Em 2010 o mundo conheceu a tecnologia 4G, que por permitir uma maior velocidade na transmissão de dados em dispositivos móveis, viabilizou o funcionamento de vários aplicativos que transformaram as nossas vidas, como Uber, Waze e apps de vídeo chamada.
Já nesse ano, começa a chegar nas principais cidades do Brasil a próxima geração da internet móvel, conhecida como 5G. Florianópolis foi a primeira cidade de Santa Catarina a começar a operar com a nova tecnologia, no finalzinho de agosto.
Aqui em Blumenau também não deve demorar, no dia 5/08 foi sancionada a lei que viabiliza a infraestrutura necessária para o 5G, e muito em breve as operadoras devem começar a instalar as primeiras antenas.
Mas o que muda com o 5G?
São 3 grandes pontos que diferem o 5G da versão anterior. A primeira diz respeito a velocidade, que no 5G pode ser até 100 vezes maior que o 4G.
A outra grande diferença é que as antenas 5G são capazes de atender muito mais dispositivos simultaneamente. Enquanto uma antena 4G comporta cerca de 10 mil dispositivos por quilômetro, a rede 5G pode suportar mais de 1 milhão de dispositivos.
E uma terceira característica é o consumo de energia, em que nos aparelhos 5G pode ter uma economia de até 90%.
E porque o 5G chama tanta atenção?
Toda essa mudança trazida pelo 5G não chama a atenção apenas por garantir uma maior velocidade de internet, mas sim pela revolução que ela pode causar em nossas vidas considerando tudo que poderá surgir daqui em diante.
Antes de 2010 seria impossível o Uber funcionar, pois este tipo de aplicativo exige um volume de transmissão de dados que não era suportado pelo 3G. E com isso, o Uber iniciou uma revolução na forma como as pessoas se locomovem em todo o mundo.
Agora com o 5G, o mundo se pergunta quais serão as novas aplicações que poderão ser criadas para impactar nossas vidas.
Uma das revoluções mais esperadas também está relacionada ao transporte, pois é fato que o 5G deve acelerar o desenvolvimento de carros elétricos e autônomos, que exigem um nível muito alto de confiabilidade na conexão com a internet. Mesmo modelos de carros atuais já estão saindo de fábrica com a tecnologia 5G embarcada.
Devido a maior confiabilidade, o 5G pode causar um impacto até mesmo na área da saúde. Unindo a rápida conexão com a robótica, pode-se permitir que um médico opere um paciente a distância, podendo assim ajudar muito mais pessoas em menos tempo.
Já pensou pedir uma pizza e receber por um drone? Algumas empresas já têm experimentado esse tipo de tecnologia para entrega, inclusive aqui no Brasil, mas com o 5G isso também deve ser cada vez mais comum, já que a conexão para o funcionamento dos dispositivos será muito mais confiável.
Impacto na economia
Este ano o Brasil se junta aos mais de 60 países que já possuem a tecnologia 5G, e esta evolução pode trazer diversos benefícios para o país, como aumento da produtividade, no desenvolvimento de novos produtos, abertura de novos negócios e na queda dos custos de produção.
Na indústria também se espera uma verdadeira revolução. Junto com o surgimento de sensores inteligentes, todo o processo produtivo pode ser transformado, tornando as plantas das fábricas cada vez mais conectadas e eficientes.
Ainda existe um longo caminho pela frente
Assim como toda nova tecnologia, o 5G também tem seus desafios.
O primeiro desafio está relacionado aos custos de implantação. Por utilizar uma frequência mais alta, o que permite a maior velocidade na transmissão, a distância entre um ponto e outro acaba sendo menor. Isso faz com o que o 5G exija uma quantidade de antenas entre 5 e 10 vezes maior que o atual.
Essa necessidade de mais antenas aumenta o custo para as operadoras e pode atrasar a instalação da nova tecnologia em algumas cidades, principalmente em localidades mais remotas.
Esse atraso expõe outro desafio, relacionado a democratização do acesso à internet. A PwC, famosa empresa de consultoria, fez um estudo que identificou quase 34 milhões de brasileiros sem qualquer tipo de acesso à internet, e mais 86 milhões que não conseguem se conectar todos os dias.
Esta falta de acesso já ocorre mesmo com as tecnologias atuais e os impactos de uma população excluída digitalmente podem causar grandes perdas econômicas para o país. Pessoas que não acessam internet terão cada vez mais dificuldade em aprender, trabalhar, se relacionar e evoluir perante a sociedade.
Para que o 5G não distancie ainda mais essa parte da população da internet, é fundamental a criação de políticas publicas que garantam a democratização do acesso. E para isso um importante passo já foi dado.
No leilão do 5G, ocorrido em novembro de 2021, foi firmado o compromisso do governo de conectar 85% das escolas até o ano de 2028. Isso significa que dos R$ 47,2 bilhões que devem ser investidos pelas empresas privadas, R$ 3,1 bilhões serão destinados para a área de educação.
E você está preparado?
Mesmo enfrentando seus desafios, o 5G tem avançado rapidamente mundo afora, e agora está cada vez mais próximo da nossa cidade. Se você é empreendedor e gosta de tecnologia, esta é uma grande oportunidade de pensar em novas soluções que possam pegar carona com o avanço causado pelo 5G.
E para quem gosta de estar sempre atualizado, prepare-se, pois uma nova revolução está para acontecer.
– Assista agora:
Casarão de Willy Sievert conta com detalhes projetados a mão pelo empresário blumenauense